Até a próxima sexta-feira (29), se as condições climáticas permitirem, o recapeamento na Avenida Bandeirantes avançará mais um quilômetro, chegando até o cruzamento com a Rua Salim Maluf, ponto que corresponde a 60% dos 3,8 quilômetros de extensão da via. O serviço começou pela faixa reservada ao corredor de transporte coletivo,onde é aplicado um material mais resistente, o asfalto polimerizado. Só duas faixas de rolamento foram interditadas, sendo mantido o trânsito no restante da pista.
O projeto foi alterado para incluir mais 200 metros de drenagem para escoamento da enxurrada pela Salim Maluf (rua transversal a Bandeirantes) e eliminar um ponto de alagamento na Rua Brilhante, perto de uma boca de lobo existente sob uma seringueira. Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, a drenagem existente se tornou insuficiente porque aumentou a área impermeabilizada, com isto mais água passou a escoar pela superfície. Outro agravante é com o recapeamento, a pista com as construções na região aumentou a impermeabilização, com isto, mais água passou a escoar pela superfície.
Até agora, foram implantados 3,2 km de drenagem; construídos 64 poços de visita e 59 bocas de lobo. Foram aplicados 7.69,85 metros quadrados de pavimento no fechamento de valas; realizados 1.195 metros quadrados de remendo profundo; 3.811 metros quadrados de calçadas. O projeto de drenagem inclui a implantação de 1.750 metros de tubulação na própria avenida; 1.283 metros de conexões nos poços de visita para ampliar a capacidade de captação das bocas de lobo (os chamados bigodes); mais 710 metros de rede para conexão com a rede da Avenida Manoel Costa e Silva (subindo Rua a Raul Maluf); tubulação pela Rua Santa Adélia até 2 de Março, no conjunto Cooaphama, fazendo com que a enxurrada deságue no Rio Anhandui, perto do Shopping Norte Sul.
Foram implantados ramais em ruas transversais a Bandeirantes para conexão com as redes existentes nos bairros Taquarussu e Jacy, onde será aproveitada a rede implantada pelo Exército nas Ruas José Paes de Farias e Itália, como parte do projeto de recapeamento da Rua Brilhante.
O recapeamento
A Avenida Bandeirantes, desde a rotatória com a Avenida Manoel da Costa Lima, até o final na Avenida Afonso Pena, tem 3,8 quilômetros. Ela integra, junto com as ruas Guia Lopes/Brilhante/ Marechal Deodoro e Gunter Hans, o corredor sudoeste do transporte coletivo, ligação do centro da cidade com os terminais de integração Bandeirantes e Aero Rancho, onde passam diariamente mais de 60 mil usuários, seja em ônibus ou carro particular.
Serão investidos na Avenida Bandeirantes, incluindo drenagem, recapeamento, sinalização e implantação de sete estações de pré-embarque no corredor do transporte coletivo, R$ 6.462.933,73 (recursos do PAC Mobilidade), e R$ 2.297.378,94 (contrapartida do Governo do Estado). Até agora, foram investidos R$ 3.696; 945,44. Está sendo aplicada uma camada de quatro centímetros de CBUQ. Na pista do corredor, o material usado é o asfalto polimerizado, enquanto a área das sete estações de pré-embarque programadas terá o chamado piso rígido.
Tags: Capital
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