Dourados: Campanha nacional de vacinação contra o sarampo será aberta nesta segunda (10)

Campanha busca atualização da caderneta de vacinação da população nas faixas etárias de 05 a 19 anos de idade – A. Frota

Considerando que no mês de janeiro deste ano ainda foi possível observar a circulação do vírus de sarampo de forma ativa no país, o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, fará a primeira etapa da campanha de vacinação contra o vírus do sarampo, no período de 10 de fevereiro a 13 de março, tendo como público-alvo as pessoas na faixa etária de 05 a 19 anos. O dia D de mobilização nacional será sábado, 15 de fevereiro.

De acordo com Edvan Marcelo, da Coordenação do Núcleo de Imunização, a adesão e ações de vacinação deste público são ferramentas fundamentais e necessárias, a fim de garantir a devida proteção, como também interromper a circulação do vírus do sarampo em todo país. “Contudo, temos como objetivo resgatar essa parcela da população (05 a 19 anos), avaliar a situação vacinal de cada um e assim, vacinar de forma seletiva aqueles não vacinados e/ou completar esquema vacinal conforme indicação do Calendário Nacional de Vacinação”.

Segundo Edvan, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica de Saúde e do Núcleo de Imunização dará cumprimento à campanha neste mês de fevereiro, além de realizar a atualização da caderneta de vacinação da população com faixa etária de 05 a 19 anos.

Será elaborada uma logística de atendimento por parte da Atenção Básica e, no período de 10 de fevereiro a 13 de março, todas as unidades básicas de saúde ofertarão a vacina contra o vírus do sarampo em seu horário de funcionamento. No dia 15 de fevereiro, dia D, serão oportunizados pontos estratégicos para realizar a vacinação do grupo alvo da campanha.

No dia D, no horário das 08h às 17h, estarão abertas as Unidades de Saúde da Seleta, Izidro Pedroso, Maracanã, Vila Rosa, Parque das Nações II, Idelfonso Pedroso e nos distritos de Itahum e Vila Vargas. Também será disponibilizado um posto de vacinação no Shopping Avenida Center, com atendimento entre 14h e 20h.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Fonte: Prefeitura de Dourados