Água com limão emagrece? Veja o que a bebida faz de verdade

Tomar um copo de água com limão de manhã pode melhorar até o seu humor; veja mais efeitos

A água com limão é conhecida como uma bebida milagrosa, mas qual é o seu verdadeiro impacto na saúde? Qual a diferença de só tomar água ou só tomar limão? As nutricionistas Roberta Thawana, Isabella Marin, a Talitta Maciel e o gastroenterologista Leonardo Peixoto explicam os verdadeiros benefícios, outros efeitos no corpo e as principais indicações.

Para que serve

A água com limão tem um potencial antioxidante por conta da vitamina C, que possui diversas funções e é essencial na alimentação. Segundo a especialista Talitta Maciel, ela ajuda na produção de células de defesa (glóbulos brancos), por exemplo.

Além disso, ela auxilia na fabricação de neurotransmissores, como a serotonina, o “hormônio da felicidade” e também na formação do colágeno para a pele.

Benefícios

Por conta disso, dentre os benefícios da água com limão, estão:

Melhora da imunidade
Melhora do humor
Hidrata
Combate do envelhecimento da pele
Ajuda a promover saciedade
Possui baixa caloria

Dúvidas frequentes e curiosidades

Veja a seguir algumas das perguntas mais frequentes sobre água com limão e outras curiosidades sobre o assunto:

1 – Água com limão emagrece?

De acordo com a nutricionista Roberta Thawana, não existe nenhum indício de que água com limão realmente atue em favor do emagrecimento. Ela traz muitos benefícios, mas a perda de peso não é um deles. Ou seja, não é realmente uma bebida que ajuda a emagrecer.

No entanto, ainda pode haver um impacto indireto na variação de peso: a água com limão pode provocar maior saciedade, ajudando a pessoa a não sentir tanta fome e, consequente, evitando que ela coma mais do que o necessário.

2 – Água com limão combate a gastrite?

Ainda existe uma discussão em torno do efeito da água com limão para a gastrite. De acordo com gastroenterologista Leonardo Peixoto, “apesar de classicamente o uso de sucos cítricos estar relacionado à piora dos sintomas da doença [gastrite], alguns artigos recentes (com metodologia questionável) sugerem uma melhora dos sintomas com este recurso terapêutico”.

O que o médico indica é sempre buscar um especialista para verificar se há qualquer contraindicação. Isso porque a resposta do organismo de cada um não é sempre a mesma e, em alguns casos, pode acabar prejudicando ou agravando o quadro do paciente.

3 – Água com limão em jejum

A especialista Roberta revela que essa é a recomendação de consumo. Pode ser um copo de água com um limão espremido em jejum pela manhã, adicionado de cúrcuma e gengibre. “Seria interessante como um shot antioxidante ao acordar”, completa.

A nutricionista também fala sobre o uso do água com limão na dieta do limão, que consiste no consumo de água com limão ao acordar.

4 – Água com limão em jejum faz mal?

Tomar água com limão em jejum não faz mal, contanto que a mistura seja bem diluída em água para que a acidez do limão não prejudique as paredes do trato gastrointestinal, como explica a nutricionista Isabella Marin.

5 – Água de gengibre com limão

A água de gengibre com limão tem forte potencial antioxidante. Por conta disso, auxilia na perda de peso a longo prazo, assim como melhora a digestão, evitando a formação de gases através da fermentação. Também auxilia no controle da glicemia e do colesterol ruim.

6 – Água com limão ou suco de limão?

Existem algumas diferenças entre tomar água com limão e tomar o suco do limão puro (100% de limão). Isso porque ele traz os benefícios antioxidantes do limão unidos ao poder hidratante da água.

Além disso, o limão acompanhado de água acaba sendo mais seguro do que puro. Um dos motivos é a corrosão dentária, que se mostra bem menor se o limão estiver em água.

7 – Limão e laranja

A água com limão acabou se tornando famosa, mas a especialista Roberta Thawana explica que não há um grande diferença entre essa opção de fruta e outras com equivalente poder antioxidante.

“Se você tomar a água com limão ou comer uma laranja, não faz muita diferença”, explica a nutricionista Roberta Thawana. Segundo a especialista, ambos teriam o mesmo potencial.

Riscos do consumo em excesso

De acordo com a nutricionista Talitta Maciel, o consumo em excesso da água com limão pode prejudicar a saúde se feito sem controle. Pode provocar problemas estomacais, dentre eles a gastrite e, em casos extremos, a úlcera. Além disso, a água com limão também pode afetar a saúde dentária. Por isso, precisa ser consumido com cuidado.