Mutirão busca acordos entre consumidores e empresas no Cijus

Está acontecendo até a próxima sexta-feira (10), no período das 8 às 11 horas, no Centro Integrado da Justiça (Cijus), o Mutirão “Resolva Já” edição 2019, que busca acordos de consumidores com bancos e empresas concessionárias de serviços públicos. O objetivo é quitar dívidas e limpar o nome do cidadão para voltar a ter crédito. A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Nupemec, e em parceria com o Procon e a CDL. As conciliações são pré-processuais, ou seja, a dívida não foi judicializada.

Segundo os organizadores, qualquer pessoa que tenha débitos com as empresas Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco ou com as concessionárias de água e energia, Águas Guariroba e Energisa, podem ir até o Cijus para buscar um acordo.

Esta é uma grande oportunidade de liquidar dívidas e voltar a consumir. As empresas estão abertas para propostas de diminuir multas e juros e até parcelar os valores, tudo para ajudar o consumidor a conseguir quitar o que deve.

Os coordenadores do Nupemec, Des. Vladimir Abreu da Silva e Des. Ruy Celso Barbosa Florence, respectivamente da conciliação e da mediação, são apoiadores desta iniciativa de Mutirão que configura uma forma de pacificação social e disseminação da política de tratamento adequado de resolução de disputas.

A diretora do Cijus, juíza Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli, é uma das incentivadoras das ações de conciliação e acompanha os trabalhos deste mutirão “Resolva Já”, que conta com conciliadores capacitados para auxiliarem as partes a buscarem um acordo bom para ambas.