Ponta Porã: Prefeito Hélio Peluffo destaca na Câmara avanços na Saúde e pavimentação asfáltica

Prefeito apresenta balanço das ações na sessão de abertura dos trabalhos legislativos

“É com muita honra e disposição que participamos com Vossas Excelências, da abertura dos trabalhos legislativos de 2020. Esse, como todos sabem, é o ano das eleições municipais, no qual teremos a oportunidade de colher os frutos das sementes plantadas ao longo do mandato”. Com estas palavras, o prefeito Hélio Peluffo abriu a mensagem do Poder Executivo na abertura dos trabalhos do Poder Legislativo, nesta terça-feira, 04. O prefeito apresentou um balanço detalhado de todas as ações da administração municipal nos mais diferentes setores, destacando o equilíbrio financeiro.

“Em observância à Lei Orgânica do Município, vamos apresentar um breve relato das principais ações administrativas de 2019 e traçar metas e expectativas planejadas para o atual exercício. E que as minhas primeiras palavras sejam para manifestar o agradecimento ao trabalho harmônico, produtivo e republicano entre o Poder Executivo e essa Casa. Em 2019, mais uma vez, contamos com os ótimos resultados de um relacionamento de alto nível com os membros da edilidade pontaporanense. Todos os projetos para cá enviados, foram analisados criticamente e votados com base no interesse público, o que permitiu rapidez nos trâmites e encaminhamentos de ações voltadas para o crescimento municipal, com destaque para o projeto do Fonplata, aprovação final que conseguimos em tempo recorde”, enfatizou o prefeito.

“Temos convicção que o ano eleitoral de 2020 não afetará o relacionamento harmonioso e profícuo entre o Poder Executivo e o Legislativo, porque é do resultado da soma dos nossos esforços que Ponta Porã cresce e avança para dias cada vez melhores”, afirmou.

Na área de saúde, o prefeito Hélio Peluffo lembrou que o ano passado consolidou a política denominada “Saúde mais perto de você”, com a aquisição de duas Carretas equipadas para atendimento à população e de um contêiner, também equipado, que funciona como Consultório de Rua instalado na Linha Internacional. “Essas unidades móveis se deslocaram por todo o município e realizaram até agora mais de 45 mil procedimentos de saúde, aviando receitas de quase 80 mil unidades de medicamentos, encaminhando exames, vacinas e uma ampla ação de fortalecimento da saúde da população”, afirmou.

O prefeito Hélio Peluffo lembrou que “importante salientar que as Carretas vieram para aumentar os atendimentos já realizados pela rede tradicional, que foi ampliada com a reforma de sete unidades de saúde, mais um CAPS, três novas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Dobramos o cadastro de famílias, passando de 15.125 (2016) para 30.692 (2019)”.

INFRAESTRUTURA

No balanço apresentado aos vereadores, o prefeito Hélio Peluffo enfatizou as principais obras e ações garantindo melhor qualidade de vida e infraestrutura urbana à população, dentre os quais: drenagem pontos críticos Avenida Brasil: 399,00m; drenagem urbana do Residencial Ponta Porã I (181,20m) e Vila Luiz Curvo (449,00m); implantação infraestrutura externa do Residencial Jamil Saldanha Derzi (Pavimentação, drenagem, estação elevatória) extensão: 4.689,51 m² drenagem: 871,8; microrevestimento de vias diversas: 98.335,30 m²; pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais da 2ª etapa da Vila São Vicente de Paula e adjacências: 4.133,60 m²; pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas da Vila Maria Auxiliadora: 13.871,45 m².

Também foram destacadas: pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas do Distrito de Sanga Puitã: pavimentação (9.655,51 m²) drenagem (2.702,00 m); pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas nos Bairros Jardim dos Estados, Vila Deputado Aral Moreira, Vila Mooca I, Jardim Altos da Glória: pavimentação: (32.652,90 m²) e drenagem (1.217,63m); pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas nos Bairros Residencial Ponta Porã e Flamboyant Residencial Park e na Rua Xavantes: pavimentação (5.254,81 m²) e drenagem (2.431,00m); pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas nos bairros São Vicente de Paula: pavimentação (9071,96m2 + 1.002,79m² de intertravado) e drenagem (559,52 m); pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais da Rua Jamil Saldanha Derzi: 4.804,53 m; pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais da Rua Brasília: pavimentação (4.661,07 m²) e drenagem (186,75,00m).

O ano de 2019 foi marcado pelo início de grandes investimentos na melhoria da infraestrutura urbana de Ponta Porã. Diante das incertezas naturais que ocorrem na troca de comando na esfera federal, o que costuma gerar atraso nos repasses de emendas parlamentares e outros recursos orçamentários da União, a Prefeitura viabilizou financiamentos de longo prazo e juros baixos junto à Caixa Econômica Federal, principalmente.