Uber lança recurso de segurança com gravação de áudio

Uber lançou, nesta segunda-feira (10), a ferramenta U-Áudio para que usuários e motoristas possam gravar áudios durante as corridas a fim de reportarem quaisquer acontecimentos infelizes e desagradáveis. Cidades como Salvador, Uberlândia, São Luís, Sorocaba e Campo Grande já possuem acesso ao novo recurso.

Para utilizar a função, basta acessar os itens de segurança que ficam disponíveis durante cada viagem realizada com a plataforma. Tanto o usuário quanto o motorista poderão relatar incidentes por meio de um áudio que deverá ser anexado no encerramento da corrida ou nas viagens que podem ser buscadas no histórico do aplicativo.

Segundo o aplicativo, o arquivo contendo a gravação será criptografado e armazenado diretamente no dispositivo do remetente, ficando disponível apenas para o usuário/motorista. A equipe da Uber só terá acesso se o remetente decidir compartilhar o áudio como parte do relato.

Assim que o arquivo for enviado aos agentes de atendimento ao cliente da Uber, a gravação será utilizada para entendimento do incidente e, consequentemente, para que a empresa tome as medidas necessárias.

O relato pode, inclusive, ser compartilhado com as autoridades se necessário. Contudo, segundo a Uber, “a proteção da privacidade dos envolvidos é levada muito a sério em todo o processo” e só a empresa tem a chave para descriptografar os anexos e isto somente pode ser feito após a denúncia, com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a Uber.

De acordo com a Uber, o arquivo de áudio poderá ser relevante na decisão de desativação de um motorista ou usuário da plataforma.

A ferramenta já havia sido divulgada durante o evento Uber Destino, realizado no ano passado, mas só agora se tornou disponível. Durante o período do piloto, a ferramenta está sendo configurada para apagar os arquivos de áudio automaticamente após uma semana.

Via: Uber

Fonte: Olhar Digital