Um grande número de reclamações a respeito contra a Flexpark levou o Procon/MS a notificar a empresa Flex Park (Estacionamento Rotativo Eletrônico) e pediu esclarecimentos no prazo de dez dias. O motivo é a suspensão gradativa de utilização de “chaveiros” para utilização das vagas de estacionamento público na área central de Campo Grande.
No grupo Aonde Não Ir em Campo Grande dezenas de usuários reclamaram do sistema.
“O que ocorre, segundo as denúncias, é que a empresa responsável pelo serviço de estacionamento está obrigando o usuário (consumidor) a adicionar aplicativo específico em seus aparelhos celulares uma vez que o uso do chaveiro está sendo extinto. Entretanto, a medida fere os direitos do consumidor levando-se em consideração que nem todas as pessoas que necessitam estacionar possuem aparelhos compatíveis com tal aplicativo.”, explicou o superintendente Marcelo Salomão.
O Procon-MS aponta que há reclamações em relação a esse problema desde 2017, já houve tentativa de entendimento com a Flex Park por meio de reunião realizada na sede do Procon Estadual da qual participaram integrantes do órgão estadual de defesa do consumidor, representantes da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul) e do MPE (Ministério Público Estadual) quando foram discutidas possibilidades de solução para os inúmeros fatos nocivos ao consumidor.
Salomão apontou que em relação às restrições que a empresa impõe aos consumidores e o mau atendimento de parte de seus servidores aos quais denomina orientadores, as reclamações são a cada dia em número maior. “Mais recentemente o que tem se tornado recorrente é em relação ao posicionamento de QR Codes que são colocados em mini totens na calçada, o que ocorre inicialmente na rua 14 de Julho.
Nesse caso, o registro de permanência no local só é possível por meio do aplicativo, instrumentos que grande parte dos usuários não possui. Para muitos QR Code, implantado após a revitalização da via pública passa até despercebido e, ao estacionar seu veículo é surpreendido por notificação de multa deixada pelos “orientadores” que dificilmente são encontrados no local e, segundo usuários só aparecem para multar.
As reclamações, entretanto, não se resumem a esses casos. Consumidores têm se dirigido ao Procon estadual para notificar ocorrências diversas onde demonstram que os fiscais da empresa praticam abusos. Em um desses casos consumidora relatou que estacionou seu veículo e necessitou menos de cinco minutos para entregar um documento do outro lado da rua e, quando retornou, se surpreendeu com notificação de multa colocada no para-brisas.”, exemplificou.
As informações são do site A Onça.
Foto: Divulgação.
Tags: Capital, flexpark, Procon
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