Campo Grande / MS - sexta-feira, 23 de abril de 2021
(67) 99890-6610

Mostra Cultural Saberes Indígenas começa nesta semana

Publicado em: 11/17/2019 - 4:12

De 21 a 23 de novembro acontece a V Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola que vai apresentar o resultado dos projetos, das boas práticas e das atividades inovadoras desenvolvidos nas escolas indígenas de Dourados. Intitulado Tekoha Marane’y, o evento será realizado na escola municipal indígena Tengatuí Marangatu e é uma realização da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAID).

A Mostra Cultural visa fortalecer a educação escolar indígena entre as etnias Kaiowá, Guarani e Terena, com ênfase na valorização da história e das culturas indígenas. Ela vai apresentar às comunidades escolares e oferecer à sociedade douradense a oportunidade de conhecer a cultura, a história e as contribuições indígenas para a região, valorizando seus saberes próprios como fundamento da aprendizagem, além da sustentabilidade e a promoção de uma sociedade plural e menos preconceituosa.

Além das atividades em Dourados, ações vinculadas ao Saberes Indígenas estão em desenvolvimento nos municípios de Caarapó, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Tacuru, Maracaju, Antônio João e Bela Vista.

Os materiais didáticos e os livros desenvolvidos poderão ser vistos durante os três dias da Mostra e alguns já podem ser consultados no site www.saberesindigenasnaescola.org e www.tekoha.org.br.

A programação completa pode ser consultada na internet: www.saberesindigenasnaescola.blogspot.com.br.

É importante ressaltar que essa ação foi possibilitada inicialmente por um projeto em rede (UFGD, UFMS, UEMS, UCDB), desenvolvido pela Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD), e tem prosseguimento graças à parceria e o apoio das escolas indígenas de Dourados e região, da Associação Salvare, da Missão Evangélica Caiuá, da Prefeitura de Dourados, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comiteeditorialconesul@gmail.com ou pelo telefone (67) 99806- 6208. (Com informações da assessoria de comunicação da UFGD)

Fonte: Dourados News

Desenvolvido por Argo Soluções