Campo Grande / MS - sexta-feira, 22 de outubro de 2021
(67) 99890-6610

Sistema FIEMS, por meio do SENAI, inicia capacitação de trabalhadores em Ribas do Rio Pardo

Publicado em: 21/09/2021 - 9:02

O SENAI iniciou nesta segunda-feira, 20, a capacitação de trabalhadores de Ribas do Rio Pardo para ampliar a mão de obra destinada ao setor de silvicultura. A aula inaugural contou com a presença de 46 estudantes que, com a construção da maior fábrica de celulose do mundo, instalada pela Suzano, enfrenta o desafio da mão de obra qualificada.

Durante a cerimônia de lançamento, o diretor regional do SENAI, Rodolpho Mangialardo reforçou o compromisso em ajudar a preparar esses profissionais em todas as etapas até o funcionamento da fábrica. “É um orgulho para o SENAI ajudar a qualificar esses trabalhadores. Queremos contribuir para o desenvolvimento do município, estamos prontos para atender com toda nossa estrutura à disposição. A ideia é que a mão de obra local vá se desenvolvendo conforme o cronograma de obras da nova indústria da Suzano. Por isso, elaboramos um cronograma de cursos para atender às demandas da empresa. Nesse primeiro momento, estamos oferecendo o curso de silvicultura, mas muitos outros virão, que inclusive vão atrair mais empresas para a região”.

Na avaliação do gerente do SENAI de Três Lagoas, Rodrigo Bastos, a instituição tem papel decisivo no desenvolvimento de mão de obra local. “Estamos trabalhando com a Suzano desde o início, customizando nossa oferta para que a gente possa obter os melhores resultados, atendendo as demandas reais da indústria. Acreditamos que teremos muito sucesso nessa parceria, que vai contribuir com a qualificação de mão de obra e, também, na mudança cultural de toda a região de Ribas do Rio Pardo”.

Desde o início do processo, a turma terá benefícios e incentivos, bolsa de estudos e infraestrutura cedida pela empresa, é o que salientou o gerente de RH da Suzano, Breno Hepeer. “Nosso objetivo é geração de emprego e renda e essa parceria com o SENAI é um dos pilares para capacitação dos nossos profissionais. Nosso objetivo é contratar 50% desses profissionais e preparar a outra metade para o mercado da região. Essa é a primeira turma de muitas que teremos. Em novembro teremos uma nova etapa, segunda e outra para o início do ano que vem, quando teremos centenas de profissionais preparados.

Na cidade, os impactos com o início das obras da fábrica da Suzano já são evidentes, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo comentou que houve crescimento em setores, e devido ao crescimento, o município já está se adequando para receber mais crescimento na região. “Estamos eufóricos com esse investimento e estamos nos adequando para receber os nossos trabalhadores que chegarão. A capacitação vai trazer diversos benefícios, além de conhecimento, mão de obra qualificada, a profissionalização também traz mais recursos e dignidade, isso é muito importante para nós, esse trabalhador que está sendo preparado aqui poderá ter mais qualidade de vida e é isso que buscamos”.

Aspirante a tratorista, trabalhadora não esconde a ansiedade em conquistar vaga

Benedita Ribeiro, 50 anos e moradora de Ribas do Rio Pardo conta que sempre sonhou em ser tratorista, já fez outros cursos, mas nunca conseguiu trabalhar na profissão. Ela é uma das selecionadas para a turma de 46 alunos que vai receber qualificação e sonha em conquistar uma vaga.“Estou ansiosa. Não vejo a hora de começar o curso, vou dar o melhor de mim, quero conquistar essa vaga e realizar meu sonho”.

Parte da primeira turma formada pelo SENAI já entra no mercado de trabalho

Nessa primeira etapa, serão quatro meses de capacitação na área de silvicultura. A proposta da Suzano é contratar 50% dos alunos que tiverem melhor desempenho ao longo do curso. Em novembro começa uma nova fase, com mais de 200 vagas para área industrial.

Ribas do Rio Pardo terá Centro integrado SESI SENAI

Durante a aula inaugural, o prefeito João Alfredo anunciou que o município aprovou a lei para a construção do Centro Integrado SESI SENAI na cidade. O terreno de 16 mil metros quadrados foi doado pela prefeitura e futuramente vai abrigar a unidade que deve fomentar ainda mais a capacitação dos profissionais em Ribas.

O diretor regional do SENAI recebeu das mãos do prefeito a autorização e a partir de agora começa uma nova etapa. “Vamos ter uma movimentação muito grande quando a fábrica estiver instalada, queremos participar de tudo isso, o município vai explodir em desenvolvimento, potencial econômico, estrutura e com essa unidade vamos ajudar a desenvolver ainda mais as pessoas”.

Fonte: FIEMS



Desenvolvido por Argo Soluções