Campo Grande / MS - domingo, 17 de outubro de 2021
(67) 99890-6610

SENAI mostra como aproveitar oportunidades de trabalho na Suzano em Ribas do Rio Pardo

Publicado em: 27/09/2021 - 8:36

Se o futuro bater à porta, você está preparado? As oportunidades de trabalho geradas com a implantação da maior fábrica de celulose do mundo em Ribas do Rio Pardo foram o tema de um webinar promovido pelo SENAI, nessa quinta-feira, 23 de setembro. A projeção é que até 10 mil pessoas estejam envolvidas nas obras da nova unidade da Suzano, no ápice da construção.

O encontro foi mediado pela jornalista Angela Schafer e transmitido pelas redes sociais do SENAI (Youtube, Facebook). Participaram Rodolpho Caesar Mangialardo, diretor regional do SENAI; Rodrigo Bastos, gerente do SENAI em Três Lagoas; e Elaine Maria Dias, que faz parte da equipe de captação de talentos da nova fábrica. Os convidados falaram do cenário de perspectivas econômicas no município e mostraram como os trabalhadores podem se preparar para ingressar nesse ciclo virtuoso.

Para o SENAI, a capacitação profissional será a chave para o sucesso

Mato Grosso do Sul vive um momento favorável ao emprego, e a nova fábrica da Suzano deve impulsionar ainda mais essa geração de postos de trabalho. Segundo Mangialardo, no ano passado o Estado fechou com saldo positivo de 31,4 mil empregos. Desses, cerca de 8 mil são relacionados à indústria. Com relação à nova fábrica, deverm ser gerados 3,5 mil novos empregos diretos no município.

Para que os trabalhadores possam aproveitar as novas oportunidades, é preciso buscar qualificação e capacitação. Essas atividades já começaram a ser desenvolvidas pelo SENAI em Ribas do Rio Pardo. Nesta semana, teve início o curso para capacitar pessoas a trabalhar com silvicultura. A primeira turma conta com 46 alunos, e 50% dos melhores alunos formados serão contratados pela Suzano.

A formação profissional promovida pelo SENAI vai além e pretende abranger vários segmentos da economia local, segundo Mangialardo. “A gente começou a qualificar as pessoas, tanto quem vai preparar alimentos, fazer o plantio das mudas de eucalipto. Ouvimos bastante o município, por meio do prefeito, em parceria forte com a Suzano, tanto na área rural na área como na área industrial. Estamos com uma série de oportunidades e cursos para operação de maquinário, e temos outras estruturas de consultoria do SENAI para dar suporte geral ao município”.

Entre os planos do Sistema FIEMS para Ribas do Rio Pardo, estão o aumento na presença das unidades do SESI e do SENAI no município. Mangialardo falou da determinação do presidente da FIEMS, Sérgio Longen, em levar capacitação profissional para suprir as demandas do mercado.

“Nosso incansável empreendedor, presidente Sério Longen, dita a regra, dá a missão e a gente segue. Para Ribas do Rio Pardo, a gente vai montar um Centro de Integrado SESI e SENAI (CISS), onde teremos a formação desde o ensino básico até a qualificação técnica profissional e cursos de nível superior”.

Unidades móveis do SENAI levam capacitação técnica a Ribas do Rio Pardo

Hoje, o SENAI conta com mais de 50 unidades móveis (contêineres) no Estado, cada uma com capacidade de receber até 40 alunos. Há ainda 12 carretas com oficinas de solda, panificação, vestuário, mecânica a diesel, entre outras. Essas estruturas funcionam como salas de aula completas para levar formação técnica a todo Mato Grosso do Sul.

Em Ribas do Rio Pardo, já foram colocados à disposição seis contêineres. Na avaliação de Bastos, o trabalho é intenso e começa a render frutos. “Estamos fazendo um trabalho fantástico, nossa equipe está de parabéns. Há 60 dias, estamos em tempo integral trabalhando para atender a essa demanda. O SENAI já está com processo seletivo para contratar instrutores, e isso nos deixa muito felizes por levar desenvolvimento à região”.

Suzano tem compromisso com a diversidade 

Uma questão enviada pelos internautas durante o webinar abordou o perfil profissional que a Suzano espera contratar em Mato Grosso do Sul. Elaine, que integra o time de caça-talentos da companhia, falou sobre as expectativas da empresa. “Um elemento que faz toda a diferença é o interesse e o protagonismo em seu autodesenvolvimento. A empresa oferece vários cursos, muitos em parceria com o SENAI. Queremos profissionais que busquem se qualificar e capacitar cada vez mais”.

As oportunidades de trabalho não são exclusivas para moradores de Ribas do Rio Pardo. Quem mora em localidades vizinhas também podem participar dos cursos de capacitação promovidos pela companhia e pelo SENAI.

A gestora falou ainda que a meta de longo prazo da Suzano é ter 30% de seus cargos de liderança ocupados por mulheres e negros. “A empresa trabalha bastante com a diversidade de gênero, etnia, classe social ou orientação sexual. Temos buscado pessoas que tenham diferentes formas de pensar e agir”.

Com apoio do Sistema FIEMS, Suzano vai erguer unidade gigante em Ribas do Rio Pardo

Em Ribas do Rio Pardo, a Suzano constrói a aquela que será a maior fábrica de celulose do mundo, com capacidade de produção anual de 2,3 milhões de toneladas do produto. O município de 25 mil habitantes vai entrar em um ciclo de progresso, mobilidade social e desenvolvimento sustentável.

Atualmente, as obras estão na fase inicial, de terraplanagem da área onde será instalada a planta industrial. A estimativa é de que as operações da fábrica comecem em 2024. A Suzano já tem participação em Mato Grosso do Sul com a maior fábrica mundial de celulose atualmente, em Três Lagoas.

Procure uma unidade do SENAI 

Para mais informações sobre cursos de qualificação, cursos técnicos e iniciação profissional, procure uma unidade do SENAI em sua cidade ou visite a página http://www.ms.senai.br/. O telefone é 0800 70 70 745 – ligação gratuita.

Fonte: FIEMS



Desenvolvido por Argo Soluções