Campo Grande / MS - terça-feira, 3 de agosto de 2021
(67) 99890-6610

SENAI, MPT e Sejusp assinam termo de cooperação para levar aprendizagem industrial para Uneis

Publicado em: 28/05/2021 - 8:37

O SENAI vai capacitar adolescentes internos das Uneis (Unidades Estaduais de Internação) por meio de cursos de aprendizagem industrial para adolescentes internos das Uneis (Unidades Educacionais de Internação) de Mato Grosso do Sul. O termo de cooperação técnica nesse sentido foi assinado nesta quinta-feira, 27, pelo presidente da FIEMS, Sérgio Longen; o diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo; a procuradora-chefe do MPT (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), Cândice Gabriela Arósio; e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

As aulas já vão começar na próxima terça-feira (01/05) para 12 internos da Unei Dom Bosco, localizada em Campo Grande. De acordo com o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, os investimentos em educação fazem parte das prioridades do Sistema Indústria e a parceria entre SENAI e MPT contribuirá ainda mais para o avanço nessa área. “O SENAI cada vez mais tem procurado evoluir na área de profissionalização, capacitação e a parceria com o MPT é um grande avanço para nós, uma grande parceria e esperamos desenvolver cada vez mais nessa direção e com essa cooperação”.

Parceria com o SENAI vai ajudar a ressocializar jovens por meio de modelo inovador

Segundo a procuradora Cândice Gabriela Arósio, a parceria entre MPT, SENAI e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), visa proporcionar ressocialização aos jovens internados nas Uneis do Estado por meio do contato de aprendizagem industrial. “É um modelo inovador e importante que se inicia já no dia 1.º de junho em Campo Grande. Estamos felizes com essa assinatura e o nosso objetivo é ampliar depois esse público e fazer um trabalho em prol desses adolescentes”.

O secretário Antonio Carlos Videira destacou que Mato Grosso do Sul, por estar em uma posição estratégica entre Paraguai e Bolívia, tem sofrido as consequências do tráfico de drogas e de crimes transfronteiriços. “Então ter parceiros como a FIEMS e o SENAI, que buscam nos auxiliar na reeducação e ressocialização de internos, prevenindo que adolescentes em conflito com a lei voltem a delinquir, que tenham oportunidade de emprego e renda, que busquem pelo trabalho e educação e colaboram para que sejamos um Estado mais seguro, é muito importante. Hoje é um dia ímpar para nós da segurança pública. Essa parceria será replicada e colheremos muitos bons frutos”.

Também presente ao encontro, a superintendente de Assistência Socioeducativa da Sejusp, Tatiana Rezende Nassar, ressaltou que os cursos ofertados por meio do SENAI são de suma importância para os adolescentes. “Os internos vão sair da Unei com uma possibilidade real de entrar no mercado de trabalho. Isso faz parte do nosso trabalho, que é a busca pela ressocialização dos adolescentes e quem ganha é a sociedade como um todo”.

Já o diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo, explicou que as aulas começam por Campo Grande, mas os cursos também serão oferecidos em Dourados e Ponta Porã, qualificando cerca de 40 jovens. “Para nós é de extrema importância, a indústria precisa de mão de obra qualificada e esses adolescentes precisam de oportunidades, então ficamos muito satisfeitos por poder ajudar esses internos e também toda a sociedade”.

Fonte: FIEMS



Desenvolvido por Argo Soluções