Campo Grande / MS - quarta-feira, 4 de agosto de 2021
(67) 99890-6610

SESI, SENAI e IEL alinham com Fudect parceria para criação de edital de inovação para Mato Grosso do Sul

Publicado em: 09/07/2021 - 10:11

Com o objetivo de fomentar o ambiente de inovação e de tecnologia de Mato Grosso do Sul e, consequentemente, do setor industrial, o SESI, o SENAI e o IEL deverão criar, em parceria com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), um Edital de Inovação para subsidiar projetos inovadores. A reunião para alinhar a parceria foi realizada nesta quinta-feira , dia 8, entre o superintendente do SESI, Régis Borges; o diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo; o superintendente do IEL, Silvio Marães; e o presidente do Conselho Superior da Fundect, Ricardo Senna.

Segundo Régis Borges, Mato Grosso do Sul passa por um momento de revolução na sua história, tanto pelo aspecto de negócios, como de economia verde e de políticas públicas para atração de novos investimentos. “Nesse cenário, tratar da inovação é um fator de diferenciação para atração de novos negócios e novos investimentos”.

Parceria  entre SESI, SENAI e IEL é um marco para o desenvolvimento de MS

Ainda conforme o superintendente do SESI, o Sistema FIEMS olha para esse contexto com a perspectiva industrial, buscando promover e fomentar a inovação a partir da indústria, que dentro da cadeia produtiva, exerce a função de desenvolvimento econômico e regional. “Esse edital de inovação é especial porque tem uma visão pragmática do ponto de vista de efetividade, porque a inovação a partir da indústria tem mais esse diferencial, que é de fato colher projetos que irão para o mercado e ajudarão com o desenvolvimento da economia”.

Para Rodolpho Mangialardo, a oportunidade de desenvolver essa parceria representa um marco de inovação no Estado. “Participando do Conselho da Fundect, pude perceber de forma mais detalhada as oportunidades de inovação para o Estado. E como falamos de FIEMS, vamos puxar esse pleito para o setor industrial. É uma proposta muito positiva e, dando certo esse acordo, acredito que Mato Grosso do Sul terá um benefício muito positivo para o desenvolvimento do Estado”.

Na avaliação de Silvio Marães, a união de SESI, SENAI e IEL com a Fundect é mais um ato efetivo que a FIEMS realiza a favor da retomada econômica que se inicia. “A indústria, mais uma vez, demonstra seu papel de protagonismo quando o assunto é inovar para dar resultado”.

Já Ricardo Senna explicou que tradicionalmente, o sistema estadual de ciência e tecnologia de Mato Grosso do Sul tem feito muitos trabalhos e fomentado a pesquisa nas universidades e em centros de pesquisa. “Essa parceria com SESI, SENAI e IEL traz uma nova visão que temos buscado, que é a aproximação com o setor privado. Além disso, é a possibilidade de um mundo em que ainda temos atuado e isso amplia e adensa o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação e traz uma nova perspectiva de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”.

 

Fonte: Assessoria



Desenvolvido por Argo Soluções