Campo Grande / MS - quinta-feira, 21 de outubro de 2021
(67) 99890-6610

Engenheira apresenta cenário industrial de Mato Grosso do Sul em webinar

Publicado em: 16/09/2021 - 10:29

Na manhã de hoje, 15, foi realizado o webinar A industrialização de Mato Grosso do Sul, parte da programação do Integra UFMS 2021. A conversa foi mediada pelo professor Francisco Barbosa.

A assessora de negócios da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Kamila Paschoal, foi a primeira palestrante. Ela discorreu sobre a história da industrialização no estado e como ela está configurada atualmente, além de comentar sobre o trabalho realizado pela Federação no apoio ao desenvolvimento industrial.

“Todo mundo acha que Mato Grosso do Sul é só feito de pecuária e não, ele começou lá no século 19 já com as jazidas de ferro e manganês”, disse. Ela apresentou sobre as quatro grandes regiões industriais do estado – Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados – e como cada uma delas se desenvolveu, de acordo com suas especificidades.

“Hoje, qual é o nosso painel industrial em Mato Grosso do Sul? Hoje, 78% das nossas indústrias são micro-empresas que têm de um a nova empregados, só que os nossos trabalhadores, a nossa força de trabalho, 52% dela está nas grandes empresas. Hoje o estado é um polo industrial principalmente de celulose e isso impulsiona o número de trabalhadores em indústrias grandes”, afirmou.

Após a fala de Kamila, Francisco, que leciona no curso de Engenharia de Produção da Cidade Universitária, apresentou como será o Corredor Bioceânico e sua influência no escoamento da produção dos bens industriais, algo que terá impacto direto na economia do estado e do país, e nas relações econômicas com os países vizinhos.

Tanto Kamila quanto Francisco também comentaram sobre os cursos de Engenharia de Produção da UFMS, que possuem uma grade curricular completa e condizente com as necessidades do mercado de trabalho. Assista aqui o vídeo do webinar na íntegra.

Trabalhos

Os trabalhos aprovados no Integra UFMS 2021 estão disponíveis para visualização do público no site integra.ufms.br. Devido ao cenário de restrições imposto pela Covid-19 – e para impedir o aumento na transmissão do vírus -, os estudos estão apresentados em formato virtual com o resumo da pesquisa e um vídeo explicativo, possibilitando a apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas.

Atividade Cultural

Em todos os dias de evento, na faixa das 18h, é realizada uma atividade cultural para enriquecer a experiência dos participantes do Integra. Hoje, é vez da apresentação (de)Compondo Canções, uma conversa com um dos maiores expoentes da música sul-mato-grossense, Márcio de Camilo, mediada pelo professor do curso de Música da UFMS Marcelo Fernandes.

A proposta é dialogar sobre os processos composicionais e as particularidades do trabalho criativo musical, tendo como cenário o Teatro Glauce Rocha, local ícone na cultura local. Clique aqui para assistir ao vivo.

Veja abaixo a programação do Integra UFMS 2021:

Fonte: UFMS

 



Desenvolvido por Argo Soluções