Campo Grande / MS - sexta-feira, 22 de outubro de 2021
(67) 99890-6610

Representantes da Semagro e Embrapii palestram sobre bioeconomia no Integra UFMS

Publicado em: 17/09/2021 - 10:32

Foi realizado hoje, 16, pela manhã o webinar Bioeconomia como uma forma de desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul, atividade que compõe a programação do Integra UFMS, maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado.

O debate foi guiado pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, e pela pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Desiree Soares da Silva; sob mediação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Ligia Macedo.

“Nós entendemos que a bioeconomia pode ser um paradigma alternativo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, então em função disso, a gente tem procurado fazer o diálogo especialmente com a comunidade acadêmica e também com as empresas para que a gente possa definitivamente eliminar toda e qualquer barreira de diálogo que exista entre esses dois setores e o Governo do Estado tenta fazer essa ponte para que nós possamos criar oportunidades não só para as universidades como para as empresas, para que a gente adote esse paradigma da bioeconomia, porque ele traz a reboque questões importantes, como a questão na inovação e a questão ambiental, a questão da sustentabilidade, dois eixos extremamente importantes”, explicou Senna.

Desiree comentou sobre como a bioeconomia está inserida no estado e no Brasil como um todo. “A gente sabe que esse termo ‘bioeconomia’ é novo, entretanto existem diversos conceitos de bioeconomia e o que eu quero pontuar aqui para vocês é que quando a gente fala de bioeconomia, a gente pega alguns pontos chaves dentro de todos esses conceitos, que são os recursos biológicos, renováveis, a questão da economia sustentável, ou seja, é o desenvolvimento de vários setores da nossa economia, utilizando as tecnologias a favor de uma inovação renovável e sustentável”, reforçou. “Esse é um tema que muitos países já vem trabalhando e desenvolvendo, e o Brasil está na vanguarda da bioeconomia, levando em consideração os grandes recursos naturais que nosso país possui”.

Clique aqui para assistir o webinar na íntegra.

Trabalhos

Os trabalhos aprovados no Integra UFMS 2021 estão disponíveis para visualização do público no site integra.ufms.br. Devido ao cenário de restrições imposto pela Covid-19 – e para impedir o aumento na transmissão do vírus -, os estudos estão apresentados em formato virtual com o resumo da pesquisa e um vídeo explicativo, possibilitando a apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas.

Atividade Cultural

Em todos os dias de evento, na faixa das 18h, é realizada uma atividade cultural para enriquecer a experiência dos participantes do Integra. Hoje, a apresentação será “Teatro Glauce Rocha: 50 anos de protagonismo cultural”.

Conheça a história dos espetáculos ocorridos no nosso teatro, contada pelo jornalista egresso da UFMS Rodrigo Teixeira, o ator e gestor cultural Américo Calheiros e o cantor e compositor Jerry Espíndola, que trarão fatos relevantes desses 50 anos de muita arte e cultura.

Clique aqui para assistir ao vivo.

Veja abaixo a programação do Integra UFMS 2021:

Fonte: UFMS



Desenvolvido por Argo Soluções