As Promotoras de Justiça Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde, e Luciana do Amaral Rabelo, da 76ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, prestigiaram, nesta terça-feira (22/9), a inauguração do primeiro ambulatório de reabilitação de pacientes recuperados da covid-19.

O local é o primeiro no País a oferecer atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para reabilitação e cuidados paliativos a pessoas que ficaram com sequelas cardiorrespiratórias e neurológicas decorrentes da SARS-Cov-2. O ambulatório está localizado no CER/APAE e é uma parceria entre a APAE de Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

A Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depólito Fluminhan destacou a importância desta unidade pioneira no Brasil e os benefícios para a população sul-mato-grossense: “Campo Grande sai novamente à frente em relação à covid-19, com a implantação do primeiro ambulatório SUS de atendimento ao paciente pós-covid do Brasil para o atendimento de sequelas respiratórias e neurológicas. Um enorme ganho da população, que terá a sua disposição mais um serviço de excelência do Centro de Reabilitação da APAE”, afirmou.

Para a Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, o ambulatório “é muito importante para a população de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul, pois vai garantir por completo o restabelecimento da saúde dos pacientes vítimas da covid-19, através de um atendimento específico e humanizado”.

Sobre o ambulatório

O CER/APAE atenderá os usuários pós-covid-19 do SUS da macrorregião de Campo Grande, composta por 34 municípios: Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.

O ambulatório contará com profissionais do CER/APAE altamente capacitados em reabilitação/habilitação e cuidados paliativos como: médico fisiatra, médico cardiologista, médico pediatra, médico neurologista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo (nos casos de traqueostomia para decanulação).

Todos os casos confirmados serão encaminhados após o 21º dia de infecção para avaliação da capacidade pulmonar em ventilometria, espirometria, teste de esforço e avaliação motora da mecânica respiratória.

O acompanhamento pós-SARS covid-19 proposto pelo CER/APAE é de até 12 meses após a infecção, sendo trimestral ou quando o paciente manifestar qualquer sintoma cardiorrespiratório ou neurológico. Durante a triagem, os pacientes serão orientados sobre os principais sintomas que podem vir a manifestar no pós-covid-19.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom com informações Ascom APAE/CG

Fotos: Ascom APAE/CG