Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e Sanesul estão ajustando procedimentos de Ouvidoria para melhorar o atendimento aos consumidores. A empresa, que atende 68 municípios com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e a Agência, responsável pela fiscalização em 67, pretendem fortalecer as orientações aos usuários.
O principal objetivo dos ajustes procedimentais é tornar o fluxo de atendimento o mais ágil e eficiente possível. Assim, a solução da demanda que gerou uma determinada dúvida ou reclamação também será mais rápida e efetiva, beneficiando os consumidores.
Uma reunião on-line realizada na quinta-feira (26) serviu para discussão do aprimoramento na recepção e encaminhamento das solicitações. Participaram, pela Agepan, a ouvidora Cristiane Leite, a analista de regulação Nauristela Damasceno e a equipe de atendentes, além da gerência e equipe técnica da Câmara de Saneamento. Pela Sanesul, o ouvidor Eder dos Santos e integrante da equipe.
A Ouvidoria na concessionária é um setor relativamente novo, mas essencial. Esse departamento é como uma segunda instância de suporte na empresa, a ser acionada depois que o consumidor já passou pela central de atendimento e não ficou satisfeito com o desfecho. Já a Ouvidoria da Agência Reguladora funciona como a terceira instância.
“Queremos fortalecer a comunicação educativa para que o consumidor compreenda a importância de falar sempre com a concessionária em primeiro lugar, pois é ela quem tem o compromisso e as ferramentas para solucionar um problema de consumo”, lembrou a Ouvidora da Agepan. “Ao buscar a Agência, é indispensável ter os protocolos já registrados na empresa, pois isso agiliza a comunicação entre as duas ouvidorias e o andamento de todo o procedimento”.
Informação
O ouvidor da Sanesul disse acreditar que o número de solicitações de consumidores da empresa na Ouvidoria da Agepan tende a diminuir em relação à quantidade atípica verificada há alguns meses. A expectativa é que isso ocorra à medida que os usuários sejam mais bem orientados de que, além do call center e demais canais de reclamação, existe na empresa uma Ouvidoria para atendê-lo.
Muitos registros que chegam à Agência são classificados como pedidos de informação – e não reclamação -, porque dizem respeito a serviço ou queixa que o usuário precisaria fazer diretamente na concessionária. “Por isso é importante que tanto nós quanto a empresa façamos esse trabalho educativo, de orientar sobre o caminho mais efetivo para atendimento e resolução”, reforçou a analista Nauristela Damasceno.
Canais
Em caso de pedido de serviço ou qualquer reclamação, os clientes da Sanesul devem utilizar os seguintes canais:
SAC – 0800 067 6010
E-mail: sac0800@sanesul.ms.gov.br
Aplicativo: SANESUL
Se não ficar satisfeito com a solução, pode contatar a Ouvidoria da Sanesul:
Telefone: 0800 647 7878
E-mail: ouvidoria@sanesul.ms.gov.br
Site: http://www.sanesul.ms.gov.br/ouvidoria
Fale conosco: http://www.sanesul.ms.gov.br/faleconosco
Se ainda assim, considerar que o problema persistiu, pode buscar a Agepan, no 080 600 0506, o e-mail ouvidoria@agepan.ms.gov.br, ou direto no sistema eletrônico e-Ouvidoria (ouvidoria.agepan.ms.gov.br).
Por: Gizele Oliveira, Agepan
Fonte: Governo de MS
Cobertura do Tereré NewsQuer ficar por dentro sobre as principais notícias de Mato Grosso do Sul, Brasil e do mundo? Siga o Tereré News nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Tereré News
Site de notícias em Campo Grande, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e ainda Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia, Naviraí, Nova Andradina e demais municípios de Mato Grosso do Sul. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Pantanal, Web Rádio, Saúde, Eleições 2022. Tereré News, Online desde 2017, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Tereré News Nas Redes Sociais
Desenvolvido por Argo Soluções
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |