Com o objetivo de melhorar a infraestrutura, principalmente das regiões mais afastadas dos centros urbanos, o Governo do Estado investe na construção de pontes de concretos, substituindo pontes de madeira em sua maioria antigas e com suas estruturas já comprometidas pelo tempo.
Entre as pontes que estão em construção e as que já foram entregues, o Governo do Estado já investiu R$ 211.748.734,14 em pontes de concreto desde 2015. Conforme dados da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), 24 pontes estão com obras em andamento e 110 já foram concluídas desde 2015. Entre as estruturas concluídas recentemente estão as pontes sobre o Córrego Fumaça, em Jateí, Rio Saiju, em Caarapó e sobre o Laranja Doce, em Dourados.
Muitas dessas pontes de madeira são cinquentenárias, como a travessia sobre o rio Dourados, na MS-274, divisa entre Dourados e Douradina, que tinha 5 metros de largura está sendo substitituída por uma ponte de concreto com o dobro de tamanho: 91mx10m. Com investimento de R$ 6.820.965,01, a obra está avançada e com 85% dos serviços executados. A laje superior está sendo concretada e a equipe também trabalha na construção do muro de contenção.
A ponte de madeira sobre o Rio Piquiri, em Pedro Gomes, também será substituída por uma estrutura de concreto armado. Por lá os serviços ainda estão no início, a nova travessia terá 25 metros de extensão e o investimento será de R$ 1.623.748,35.
Algumas obras de pavimentação de rodovias pelo Estado também incluem a construção de pontes, como a do anel viário de Santa Rita do Pardo. Os serviços na ponte também estão no início, com a montagem das ferragens e concretagem dos pilares que sustentarão a estrutura de concreto que terá 36mx10m. O custo da ponte está incluído no valor da obra do anel viário: R$ 12.777.016,18.
“Construir pontes de concreto é abrir caminho para o desenvolvimento do nosso Estado. Isso já está acontecendo nos municípios onde já concluímos as obras e vai acontecer nas demais localidades. Todo nosso trabalho está focado em garantir a infraestrutura que melhora a qualidade de vida da população, seja do campo ou da cidade”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio.
Reconstrução
O desafio de garantir uma boa e duradoura estrutura de pontes para a população sul-mato-grossense começou ainda nos primeiros anos de governo. Em janeiro de 2016, a ponte de concreto armado sobre o rio Santo Antônio, em Guia Lopes da Laguna, construída no governo anterior, desabou em efeito dominó, devido às fortes chuvas à época.
O fato isolou regiões de produção agropecuária e o Governo do Estado interviu na construção de uma estrutura maior que a anterior, por onde passava apenas um carro por vez. Foi necessário o investimento de R$ 4,2 milhões na nova passagem de concreto, que agora tem 12 metros de largura, com extensão de 80 metros, duas pistas e uma passarela.
Tags: Obras de controle
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