O PROCON Ivinhema divulgou esta semana o balanço anual de 2020 em relação as reclamações realizadas e registradas no órgão.
O destaque positivo é que o órgão de proteção ao consumidor do município de Ivinhema (PROCON) continua, ano após ano, mantendo um alto índice de solução. Em 2020 um recorde foi quebrado, atingindo 93% de índice de solução das reclamações registadas ao longo do ano.
Foram um total de 190 reclamações registradas, sendo que 17 ainda estão em aberto em negociação com o fornecedor (13) ou aguardando Audiência de Conciliação (4). As 161 reclamações já resolvidas chegam ao número de 93% de solução. Somente 12 reclamações não chegaram a um acordo em audiência.
Como era de se esperar o segmento mais reclamado foi o de Serviços Essenciais, que envolve Telefonia Móvel e Fixa, Energia Elétrica e Água (41,84%), seguido de Produtos ou Serviços com Vício (23,91%) na segunda posição, e Assuntos Financeiros – Bancos, Cartões de Crédito, Financeiras (18,47%) vem em terceiro lugar no pódio, depois tem Comércio Eletrônico (7,06%), Serviços Privados – TVs por assinatura e provedores de internet (4,89%), Escolas/Faculdades Privadas (0,54%) e Demais segmentos (3,26%).
Lembrando que este número de reclamações conta apenas com os atendimentos que foram registrados e havia condições suficientes para se abrir o procedimento administrativo, pois além desta quantidade há também procura presencial, por telefone e e-mail para dúvidas, esclarecimentos e informações, tanto de consumidores quanto de fornecedores. Comerciantes também vão ao PROCON tirar dúvidas se estão agindo da maneira correta, se sua promoção e publicidade estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Esta divulgação pública está prevista no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor que diz: “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente”.
A unidade do PROCON Ivinhema está localizada na Av. Panamá, nº 389, Bairro Piravevê (Antiga Câmara Municipal). Os contatos são (67) 3442-5938 / 3442-5931 / Procon@ivinhema.ms.gov.br.
Fonte: Prefeitura de Ivinhema
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