Setlog/MS questiona ausência de duplicação e falta de empenho da ANTT para fiscalizar a concessão
Semana passada seis pessoas perderam a vida em um trágico acidente próximo de Anhanduí, sendo um dos acidentes com mais vítimas fatais já registrados em uma das principais vias de acesso que corta o Estado, a BR-163.
Na periferia de Campo Grande, no trecho da 163 que passa pelo Jardim Itamaracá, as fortes chuvas do dia 16 de abril deixaram a via alagada, causando transtornos aos condutores e obrigando-os a terem atenção redobrada para não causarem acidentes.
Para Cláudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Logísticas de MS (SETLOG-MS), esses são apenas dois exemplos bem recentes das deficiências da via e da falta de empenho da concessionária para solucionar os problemas.
“Estamos muito preocupados com o número de acidentes na BR 163, principalmente por se tratar de uma concessão. Muitas mortes poderiam ter sido evitadas se o trecho estivesse duplicado como previa o contrato inicial. Notamos que os locais de duplicação são sempre próximos às nove praças de pedágios, onde as pessoas são obrigadas a diminuir a velocidade”, explica Cavol.
Segundo informou a Concessionária, hoje, apenas 155 quilômetros são duplicados dos 842 que eram previstos no contrato de concessão inicial. Na época do leilão realizado em dezembro de 2013, a CCR Via ofereceu um preço de pedágio 52,74% menor que o máximo fixado pelo governo da época.
“Dez anos depois pagamos um dos pedágios mais caros do Brasil por um serviço que não é satisfatório. Um caminhão de nove eixos, de Sonora a Mundo Novo paga R$ 627,00 de pedágio e de Sonora a Bataguassu, divisa com São Paulo, R$ 351,00, um absurdo. Por esse valor, deveríamos ter mais segurança, áreas de descanso para caminhões de primeiro mundo e ter trechos impecáveis ao longo de todos os 21 municípios pelos quais passa a 163”, lembra Cavol.
Para ele, é imperativo que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) tome providências para fiscalizar e exigir um melhor serviço pelo que o usuário paga.
Já a CCR Via informou que desde que foi privatizada houve redução no número de vítimas fatais na via, que passou de 85 (2013) para 63 (2023), redução de 26%. No entanto, de janeiro a março de 2024, já foram registrados 36 óbitos, segundo dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Considerando as seis vítimas fatais da semana passada, esse número sobe para 42 e ainda faltam oito meses para fechar o ano.
“Nossa preocupação também é com a Rila (Rota de Integração Latino-Americana) que aumentará significativamente o fluxo de veículos pela 163 e a tendência é o número de acidentes e de mortes aumentarem se nada for feito agora”, alerta Cavol.
Por: Ascom SETLOG/MS
Foto: Reprodução Alvorada Informa.
Cobertura do Tereré NewsQuer ficar por dentro sobre as principais notícias de Mato Grosso do Sul, Brasil e do mundo? Siga o Tereré News nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Tereré News
Site de notícias em Campo Grande, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e ainda Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia, Naviraí, Nova Andradina e demais municípios de Mato Grosso do Sul. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Pantanal, Web Rádio, Saúde, Eleições 2022. Tereré News, Online desde 2017, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Tereré News Nas Redes Sociais
Desenvolvido por Argo Soluções
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |