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Way-306 completa um de Concessão à frente da MS-306

Publicado em: 23/04/2021 - 8:53

Sistema de Atendimento ao Usuário completa três meses de operações sem registros de mortes na rodovia

A Way-306 – Concessionária da Rodovia MS-306 completa nesta quinta-feira, 22 de abril, um ano de Concessão à frente da MS-306, executando Trabalhos Iniciais previstos no Programa de Exploração da Rodovia – PER e no Contrato de concessão de 30 anos, firmado com o Governo do Mato Grosso do Sul em 19 de março de 2020.

Em 22 de abril de 2020 a concessionária assumiu a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, implantação de melhorias e ampliação da rodovia – trecho de 219,5 quilômetros, da Divisa de MS/MT até o entroncamento com a BR-158, em Cassilândia (MS). Nesse período de um ano de concessão, a Way-306 realizou melhorias significativas na rodovia, proporcionando mais conforto aos usuários.

As obrigações contratuais do Primeiro Ano de Concessão foram 100% cumpridas, sem atrasos e dentro dos requisitos exigidos pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), responsável pela regulação e fiscalização do contrato de concessão da MS-306.

“Conseguimos concluir os trabalhos iniciais dentro do prazo, sem atrasos e com excelência em meio à uma pandemia mundial, num ano em que enfrentamos extremas dificuldades, como altos preços dos insumos e escassez de mão de obra. E mesmo com todos os obstáculos, nossa equipe trabalhou com 100% de dedicação e assim conseguimos entregar aos usuários da MS-306 e à comunidade lindeira todas as melhorias e recursos operacionais previstos no Contrato de Concessão. Iniciamos agora o Segundo Ano de Concessão com empenho e investimentos ainda maiores, como a implantação das melhorias definitivas, acostamento e levando mais tecnologia à disposição dos usuários do Sistema Way-306”, declara o diretor presidente da Concessionária, Paulo Nunes Lopes.

A primeira etapa de obras de recuperação emergencial e de melhorias no pavimento da rodovia foi concluída em 30 de março de 2021. Nesse período de um ano, foram aplicadas 58.800 toneladas de asfalto (CBUQ) na fresagem e recomposição do pavimento, além de outras 34.500 toneladas em reforço de pavimento com CBUQ, o que melhorou significativamente as condições de tráfego e segurança da rodovia.

Também foram aplicados 210 mil m² de Microrrevestimento Asfáltico e 4 mil toneladas em reparos localizados nas pistas e tapa-buracos, promovendo mais segurança e conforto aos usuários do Sistema Way-306.

Além disso, foram concluídas as obras de edificações, como as três bases operacionais do Serviço de Atendimento ao Usuário, as três praças de pedágio, e os postos de fiscalização da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), localizado no km 110+320 da MS-306, e a nova base da PMRv (Polícia Militar Rodoviária) do Mato Grosso do Sul, construída pela Way-306 no km 133+320 metros.

Construídos dentro dos padrões de qualidade, modernidade e devidamente equipados, a Way-306 investiu R$ 730 mil nas obras do Posto da Agepan e mais R$ 2.275 milhões na base da PMRv. Desta forma, a Concessionária promove mais segurança aos usuários e mais transparência na fiscalização do Contrato de Concessão com o Governo do Estado.

E os trabalhos continuam em ritmo mais intenso neste segundo ano de Concessão. “Entramos agora numa nova etapa da Concessão, na qual iniciamos a implantação de melhorias como acostamento, terceira faixa e recuperação total do pavimento, serviços que serão concluídos até o 5° ano de Concessão, proporcionando cada vez mais segurança e conforto aos usuários da MS-306. Esse é o nosso objetivo!”, explica o gerente de engenharia, Alexandre Siqueira.

Em operação desde 22 de janeiro de 2021, o Serviço de Atendimento ao Usuário da MS-306 registrou até 20 de abril de 2021, três meses de atividades, 2.112 ocorrências atendidas.

A inspeção de tráfego, feita com uma viatura que monitora a rodovia diariamente, 24 horas, e atua na prevenção de acidentes, foi o serviço mais acionado, participando diretamente em 1.858 eventos diversos, desde o primeiro atendimento a veículos com pane mecânica ou elétrica e auxílio em troca de pneus à remoção de objetos na pista, como ressolagem de pneus, e sinalização no caso de acidentes.

O socorro mecânico, realizado com 2 guinchos leves e 2 pesados, prestou 980 remoções de veículos em ocorrências de pane mecânica, pane de pneu, pane elétrica e pane seca (falta de combustível).

As equipes de resgate e de atendimento pré-hospitalar prestaram 45atendimentos clínicos a usuários que trafegavam pela rodovia e, nas ocorrências de acidentes, o resgate da Way-306 foi acionado 78 vezes.

O caminhão-pipa da frota operacional da Way-306 foi mobilizado 57 vezes em apoio a ocorrências, como limpeza de pista no caso de acidentes. Já o caminhão-boiadeiro retirou animais de grande porte da pista em 61 atendimentos.

Nesses 3 meses, foram registrados 78 acidentes no trecho sob concessão da Way-306, com 47 feridos e 100 vítimas desses acidentes saíram ilesas. Não houve registro de acidentes com vítimas fatais.

Os tipos de acidentes de maior incidência foram: colisão traseira (18), saída de pista (14), tombamento (10), capotamento (5), choque em defensa, barreira ou meio fio (3).

Serviços de Conservação e Sinalização

Atuando com várias frentes de trabalho – da Divisa de MS/MT, Costa Rica até Cassilândia, equipes de conservação, manutenção e sinalização a serviço da concessionária executaram:

Roçada e capina periódica da vegetação no canteiro central e margens de toda a extensão da rodovia: 440 km;
Implantação de 3.144 metros lineares de novas defensas metálicas;
Pintura de 63.470 m² de faixas de sinalização no pavimento (sinalização horizontal);
Implantação 2.203 de placas de sinalização vertical e 3.066 já produzidas e em instalação pela concessionária;
Recuperação de canaletas, meios-fios e sarjetas, somando mais de 1.800 metros em OAC (Obras de Arte Corrente)
Implantação de 15.761 tachas refletivas no pavimento;
Instalação de dispositivos de proteção e segurança em pontes e viadutos, onde foram instaladas 50 novas peças de guarda-corpo;
Implantação de 29 dispositivos de Terminais Absorvedores de Energia (TAE).
Investimentos

Em 30 anos de concessão, a Way-306 vai investir R$ 1,7 bilhão na MS-306. Serão R$ 932 milhões em obras de melhoria e de infraestrutura, dos quais R$ 600 milhões nos cinco primeiros anos, e R$ 843 milhões na prestação de serviços de atendimento aos usuários e operação da rodovia.

Já no primeiro ano de concessão, a Way-306 investiu cerca de R$ 110 milhões entre recuperação do pavimento, construção das edificações (posto de fiscalização da AGEPAN, bases operacionais e de atendimento ao usuário, praças de pedágio e tecnologia: infraestrutura e sistemas).

Os benefícios aos usuários e para a economia dos municípios já podem ser observados nesse primeiro ano de concessão da Way-306. A concessionária gerou cerca de 200 empregos diretos e 250 indiretos nos municípios, que também terão uma nova fonte de receita: a arrecadação de ISSQN sobre a arrecadação das praças de pedágio, que é proporcional à extensão da área territorial de cada município na MS-306.

Sobre a Way 306 – A Way-306 – Concessionária da Rodovia MS 306 S.A. assinou o contrato de concessão da rodovia MS-306 com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em 19 de março de 2020 e, a partir de 22 de abril, assumiu por 30 anos a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, implantação de melhorias e ampliação da rodovia. A concessão estadual compreende toda a extensão da MS-306, desde o km zero, Divisa de MS/MT, até o km 218,1 no entroncamento com a BR-158, em Cassilândia (MS), e incorpora 1,4 quilômetro da BR-359, do km zero à Divisa MS/GO; totalizando 219,5 quilômetros. A rodovia MS-306 se desenvolve ao longo da divisa do Estado do Mato Grosso do Sul com o Estado de Goiás, atravessando três municípios: Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, todos localizados na porção nordeste do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Sobre o Grupo Way: O Grupo é composto por empresas com experiência sólida no setor de construção e concessões, principalmente em rodovias (Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda; Senpar Ltda.; TCL Tecnologia e Construções Ltda. e TORC – Terraplanagem, Obras Rodoviárias e Construções) uma gestora global de investimentos em logística, real estate e infraestrutura GLP, e uma consultora de gestão empresarial (NL4 – Nunes Lopes Consultoria e planejamento).

 

Fonte: Assessoria

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