02 de maio, Dia Nacional do Ex-combatente: Uma homenagem à todos que serviram a nossa pátria

Foto: Defesa TV

O Dia Nacional do Ex-combatente foi criado por meio da Lei nº 5.315, de 12 de setembro de 1967, regulamentando o art. 178 da Constituição, que dispõe sobre os ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial.

É considerado ex-combatente todo aquele que tenha participado efetivamente de operações bélicas, na Segunda Guerra Mundial, como integrante da Força do Exército, da força Expedicionária Brasileira, da força Aérea Brasileira, da Marinha de Guerra e da Marinha Mercante, e que, no caso de militar, haja sido licenciado do serviço ativo e com isso retornado à vida civil definitivamente.


Canção do Expedicionário

 
Música do maestro Spartaco Rossi e poema de Guilherme de Almeida. São versos que retratam os valores do homem brasileiro que vai lutar, levando no coração a saudade da Pátria. Guilherme de Almeida aproveita nomes e versos de canções e expressões de uso corrente nessa genial criação. Uma canção militar de inspiração inusitada. Quando ia ser impressa, o maestro Spartaco Rossi mandou um pedido aos irmãos Vitale, para que o primoroso poema de Guilherme de Almeida fosse publicado na íntegra.
Letra: Guilherme de Almeida
Música: Spartaco Rossi
 
Video via Exército Brasileiro
Fonte: Defesa TV
Outras comemorações neste dia:
  • Dia Nacional da Ética
  • Dia Nacional de Luta pela Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos na Política Nacional sobre Drogas
  • Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral
  • Dia de Santo Atanásio
Redes Sociais
Nos siga no Google Notícias   Autor e Fonte: Jornal Eletrônico em Mato Grosso do Sul - Tereré News
Por Chico Oliveira/Tereré News   Empresa Jornalística    ouça este conteúdo   Edição Impresa.