07 de julho, Dia Mundial do Chocolate: Quem não ama chocolate?

O Dia Mundial do Chocolate (Chocolate Day) é celebrado em 7 de julho.

Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Outrora, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.

Tomar chocolate quente virou, então, símbolo de status para a aristocracia europeia e somente com a Revolução Industrial o produto foi popularizado.

Nesta data é comum o consumo de chocolates, nas suas diversas variações. Também é normal em algumas culturas a troca de chocolates entre os amigos e familiares, como um modo de celebrar esta data.

Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate. Isto porque esta fruta é a principal matéria-prima para a produção desta deliciosa iguaria.

Esta data comemorativa não é unanimidade mundial. Nos Estados Unidos, ainda é comemorado o 13 de setembro como o Dia Internacional do Chocolate. E, em 28 de outubro é comemorado do Dia National do Chocolate.

De qualquer forma, a data não importa, pois para os chocólatras todo dia é dia do chocolate!

O ideal é priorizar a qualidade e não a quantidade, para poder curtir chocolates com frequência.

Procure os chocolates mais saudáveis, que são aqueles com maior teor de cacau e menos ingredientes artificiais, como gorduras hidrogenadas, aromatizantes, corantes, etc. Aliás, quanto menos ingredientes (sempre naturais), melhor.

Benefícios do Chocolate

Quando consumido na quantidade certa, o chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo) traz diversos efeitos benéficos para a saúde, como por exemplo:

  • Alivia o estresse;
  • Combate a ansiedade;
  • Ajuda o raciocínio;
  • Melhora o humor (liberação de serotonina);
  • Grande fonte de energia;
  • Combate a hipertensão e depressão.

Curiosidades

1 – Cacau não tem gosto de chocolate

A poupa do cacau in natura não tem o gosto e o cheiro característicos do chocolate. O aroma começa a ser desenvolvido na etapa de secagem da amêndoa de cacau (a semente do fruto), ainda na fazenda; é acentuado no processo de torrefação, que tira a umidade da amêndoa, antes de ela seguir para o processo de moagem; e somente já nas indústrias de chocolate, durante o processo de conchagem, é que seu sabor se consolida.

2 – O refinamento do chocolate pode levar de horas a até dias

A conchagem, um longo processo de mistura, agitação e aeração do chocolate em forma líquida e aquecida, pode levar de 12 horas a até dias. A quantidade de tempo depende do tipo de produto escolhido pelo fabricante. É esse processo que determina a textura do chocolate e consolida seu sabor. Esta etapa acontece logo depois da mistura dos ingredientes que dão vida ao chocolate: licor de cacau ou torta de cacau (massa resultante do processo de moagem da amêndoa de cacau), manteiga de cacau (também resultante do processo de moagem), leite (se a receita for de chocolate ao leite) e açúcar ou outro tipo de adoçante. Outros ingredientes também podem ser adicionados ao longo do processo de conchagem.

3 – Chocolate branco tem cacau, sim

Durante o processo de moagem, realizado em sua maioria por indústrias processadoras de cacau, são obtidos da amêndoa dois subprodutos: a torta de cacau (massa resultante da moagem) e a manteiga de cacau (gordura que é presente na amêndoa). A receita básica do chocolate branco é composta por manteiga de cacau, leite e açúcar. Não há adição da torta de cacau, que dá a coloração e característica do chocolate preto. Muitos afirmam que chocolate branco não é chocolate de verdade, pois consiste numa mistura de açúcar, óleo e gordura.

4 – Toneladas de bombons

As caixas de bombons lideram a fabricação de produtos de chocolate em termos de toneladas produzidas. Em 2019, essa categoria de produto representou 22% do total das 559 mil toneladas de chocolate fabricadas, sem contar achocolatado em pó. Somando achocolatado em pó, a produção total da indústria brasileira foi de 756 mil toneladas em 2019.

5 – Mãos ao chocolate

A indústria nacional de chocolate emprega 23,6 mil pessoas de forma direta. Análise da Consultoria Tendências, encomendada pela ABICAB, em 2018, indicou que a cada emprego gerado no setor de Chocolates, Amendoim e Balas, outros 3,78 postos são gerados de forma indireta.

6 – Chocolate diet

Não é aconselhável para dieta, mas sim para diabéticos, já que apresenta baixo teor de açúcar;

7 – Consumo de chocolate no Brasil

Os brasileiros comem, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, o que faz com que o país seja o 3º mercado consumidor no mundo deste produto.

Feliz Dia do Chocolate !!!!

Fonte: Calendarr Brasil, Chocólatras Online e Sabor à Vida Gastronomia

Outras comemorações neste dia:

  • Dia do Ingresso das Mulheres nas Fileiras da Marinha
  • Dia de São Panteno
Redes Sociais
Nos siga no Google Notícias   Autor e Fonte: Jornal Eletrônico em Mato Grosso do Sul - Tereré News
Por Chico Oliveira/Tereré News   Empresa Jornalística    ouça este conteúdo   Edição Impresa.