09 de agosto, Dia dos Pais: Parabéns à todos os papais sul-mato-grossenses

Foto: Arquivo pessoal

O Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil.

Entre todas as datas comemorativas do ano, essa é uma daqueles que podem ser consideradas sim, como uma das mais importantes que podemos ter. Para todos nós filhos, esse é o momento que pode ser ponto de partida, para ofertar amor o ano todo.

Quando chegamos acertar o Dia dos Pais, esse momento precisa ser mais do que uma data onde as pessoas saem para as compras e fazem embalagens bonitas para presentear os seus pais.

Conhecido por ser um dos maiores heróis que uma criança pode ter, esse dia é para ser no momento acolhedor que possa envolver toda a família. Quando o homem se tornou um pai, todo seu caráter muda e os seus pensamentos se renovam.

Mesmo que você não lembre de todos os detalhes de sua infância ao lado do seu pai, com muita certeza você trará histórias repletas de heroísmo.

Origem do Dia dos Pais

Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida.

Desde a Roma Antiga, a homenagem aos pais pela sociedade já era realizada, durante o mês de fevereiro. Entretanto, a tradição restringia-se a honrar os que haviam falecido.

A primeira comemoração de uma data para os pais foi realizada nos Estados Unidos em 5 de julho de 1908 pela Igreja Metodista em Fairmont, West Virginia.

Inspirada no dia das mães, a frequentadora da igreja Grace Golden Clayton sugeriu ao pastor a criação da celebração, apoiada pelos membros, como forma de homenagear os entes queridos que faleceram meses antes na explosão de uma mina em uma cidade vizinha.

Em registros mais recentes, no ano de 1910, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Para isso, foi escolhido o dia de seu aniversário: 19 de junho.

Os americanos – e o comércio – se interessaram muito pela data e não demorou para que a celebração se difundisse por todo o estado de Washington e, logo em seguida, se espalhando pelo país inteiro.

Por iniciativa do presidente Lyndon Johnson, a partir de 1966, o dia dos pais passou a ser comemorado no terceiro domingo de junho. Em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Dia dos Pais no Brasil

Segundo alguns registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.

Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal “O Globo”, onde trabalhava, Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.

Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser o dia de São Joaquim. Este santo, segundo a tradição católica, é o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo, considerado pela Igreja Católica como o patriarca da família.

Para que pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a data foi modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto.

Dia dos Pais nos Estados Unidos e no Mundo

A data da comemoração do Dia dos Pais varia de acordo com os países, como por exemplo, em cerca de 70 países, incluindo os Estados Unidos é no terceiro domingo de junho.

Muitos outros países têm datas fixas para comemorar o dia dos pais por diferentes motivos. Confira a seguir algum deles.

  • Portugal, Itália e Espanha: o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março quando a Igreja Católica comemora o dia de São José;
  • Taiwan: comemora-se o Dia dos Pais em 08 de agosto, pois a pronúncia da data no dialeto deles assemelha-se à palavra papai;
  • Tailândia: o Dia dos Pais é realizado em 05 de dezembro, data do aniversário do rei Bhumibol Adulyadej (1927-2016);
  • Rússia: a homenagem aos pais ocorre em 23 de fevereiro, data originalmente reservada ao Dia do Defensor da Pátria local.

A importância da figura paterna para os filhos

Como já chegamos a falar aqui sobre um dos adjetivos que são mais entregue aos pais, existe toda uma carga presencial para que este homem seja tido como verdadeiro herói.

A figura paterna na vida de uma criança é tão importante como qualquer outra base necessária. Ter um exemplo de masculinidade tanto para os meninos como para as meninas, é algo que transforma a sua criação.

Não estamos falando da autoridade patriarcal que existia de forma arcaica. Mas sim em todas as questões afetivas, disciplinares e principalmente de modelo de segurança para vida esses pequenos seres que se mostram ser mais frágeis.

O pai e a mãe sempre são as primeiras pessoas a transmitirem personalidades, elas são importantes para que durante a construção e transformação de uma criança para sua vida adulta, existam o modo de se espelhar e coletar detalhes que serão carregados por todo o seu desenvolver.

E o pai é aquela referência masculina para que os seus filhos tenham como criar sua própria ideia do que pode se transformar. Já para as filhas, a relação paterno é o que traz o primeiro contato com sexo oposto – e muito mais além nem que isso conforme a idade se vai avançando – e a separação afetiva da própria mãe.

Não podemos negar que cada um acaba recebendo suas parcelas de aprendizado. E acima de tudo, o pai é aquele que também faz entender, que uma criança merece ser amada e que já possui amor suficiente para se sentir seguro.

Parabéns à todos os papais sul mato-grossenses, em especial ao Carlos Oliveira que é jornalista e editor do Tereré News e ainda pai do Davi e Maria Clara.

Fonte: Calendarr Brasil e Awebic

Outras comemorações neste dia:

  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Nacional da Equoterapia
  • Dia de São Fábio
  • Dia Internacional do Coworking
Redes Sociais
Nos siga no Google Notícias   Autor e Fonte: Jornal Eletrônico em Mato Grosso do Sul - Tereré News
Por Chico Oliveira/Tereré News   Empresa Jornalística    ouça este conteúdo   Edição Impresa.