Cientistas da Universidade Estatal de Psicologia e Pedagogia de Moscou (UEPPM) elaboraram cinco tendências revolucionárias para a Escola do Futuro.
Seu trabalho, que visa transformar a escola contemporânea, é publicado na revista Kulturno-Istoricheskaya Psikhologia (Psicologia Histórico-Cultural).
Diferente dos projetos existentes (Escola do Futuro Chinesa, Escola do Futuro Europeia), a estratégia de desenvolvimento deste modelo visa estabelecer um ambiente significante de comunicação e atividade baseado na diversidade das comunidades formadas por crianças e adultos e dos tipos de atividades.
Os cientistas da UEPPM insistem que reformar a escola é a tarefa prioritária para os pedagogos do mundo inteiro. A chamada “Escola do Futuro” deverá preparar os alunos para serem capazes de lidar com os desafios da sociedade contemporânea relacionados à decadência das instituições sociais existentes e à formação de novos tipos de comunidades.
Os autores da pesquisa sugerem criar a Escola do Futuro com base na abordagem da ação legada pelos psicólogos Lev Vygotsky e Aleksei Leontiev. Esta abordagem é centrada no princípio da “união da consciência e da ação”, de acordo com qual a mente e a consciência formam-se na ação, sendo a ação regulada pela consciência.
Os fundamentos científicos do projeto russo da Escola do Futuro apoiam-se em grande medida na teoria do eminente psicólogo soviético e russo Vasily Davydov, seguidor de Vygotsky e Leontiev. De acordo com sua teoria, para projetar a Escola do Futuro é necessário detectar as diversas formas de pensamento objetivo e reflexivo, de ação, compreensão mútua e comunicação relacionadas com a prática de diversos tipos de atividade e interação em diferentes comunidades.
Como dizem os cientistas, a tendência principal da busca de um modelo eficiente da Escola do Futuro está na projeção de um ambiente multifacético de comunicação e ação que garanta a diversidade das comunidades compostas por crianças e adultos.
“A escola deve se tornar um espaço motivador de atividades, ser aberta a comunidades, aos pais, não como controladores passivos da prestação de serviços educativos, senão como participantes ativos da situação social, definindo também a vida escolar. Contudo, a comunidade educativa integrada por crianças e adultos não pode ser organizada externamente, mas sim ‘cultivada’ no sistema de valores e atividades comuns dos seus integrantes”, conta Vitaly Rubtsov, doutor em Psicologia e presidente da UEPPM.
Fonte: Sputnik
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