Campo Grande / MS - sexta-feira, 22 de outubro de 2021
(67) 99890-6610

Projeto do deputado João Henrique declara Abrigo dos Bichos de utilidade pública estadual

Publicado em: 20/09/2021 - 8:35

 

Sociedade existe há 20 anos e presta relevantes serviços no resgate, cuidados e proteção animal

 

Há 20 anos a Sociedade de Proteção Animal Abrigo dos Bichos, em Campo Grande, promove ações de amor, de cuidados, de doação. Neste tempo, milhares foram os cães e gatos resgatados das ruas, bem cuidados e encaminhados para adoção. Mas, para que tudo isso aconteça, além de toda a atenção é preciso ter verba para custeio de alimentação, médicos veterinários, vacinação etc. Conhecendo este importante trabalho e as necessidades do abrigo, o deputado estadual João Henrique (PL) protocolou um projeto de lei que declara a Utilidade Pública Estadual da Abrigo dos Bichos.

Para o deputado, o abandono de animais, além de ser um problema social é um risco à saúde pública, pois é grande o número de animais que vagam pelas ruas da cidade sem vacinação ou qualquer controle populacional, podendo contrair doenças e consequentemente transmiti-las para as pessoas. Sem falar naqueles machucados, atropelados e que só são resgatados por instituições como esta. “O Abrigo dos Bichos faz um trabalho importantíssimo em Campo Grande, com pessoas que dedicam sua vida para resgatar e cuidar dos animais abandonados com muita atenção e carinho, tirando dinheiro do próprio bolso para lhes devolver a vida. Apresentei este projeto pela relevância social que este tipo de trabalho tem”, ressaltou João Henrique

A Sociedade Abrigo dos Bichos exerce atividade sem fins lucrativos relacionadas com o Meio Ambiente, Saúde Púbica, Segurança e Educação objetivando o resgate de animais atropelados sem tutores identificados, abandonados e/ou vítimas de maus-tratos, os quais são encaminhados para clínicas veterinárias parceiras e, após alta, são adotados ou levados para lares temporários, onde permanecem até efetiva adoção.

Diretora-presidente do Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia conta que já perdeu a conta de quantos animais atendeu nestes 20 anos. “Eu não faço mais ideia, porque nós temos os resgates, usamos também as redes sociais. Além de doarmos os nossos, ajudamos a doar animais de terceiros tanto no facebook quanto no instagram. Mas posso garantir que passa da casa do milhar”.

Além dos resgates e cuidados com ao animais, o Abrigo dos Bichos também desenvolve programas relevantes, como campanhas de controle populacional de cães e gatos, campanhas de vacinação de animais nas comunidades carentes e animais de rua, programas educativos e de mudança de cultura da sociedade para a guarda responsável de animais, campanhas de combate ao abandono e à violência e maus-tratos aos animais, socorro e destino adequado a animais doentes, feridos, maltratados que estejam ameaçando a integridade física e a saúde de humanos e outros animais, entre várias outras.

“Um trabalho contínuo e essencial como este precisa ser reconhecido e ter o apoio estadual para que continue sendo realizado. A declaração de utilidade pública é o reconhecimento pelo poder público de que uma entidade civil presta serviços de acordo com o seu objetivo social, de interesse para toda a coletividade, em vista do bem-estar social. E o Abrigo dos Bichos preenche todos estes requisitos”, esclarece o deputado.

Fonte: Assessoria



Desenvolvido por Argo Soluções