Campo Grande / MS - quarta-feira, 4 de agosto de 2021
(67) 99890-6610

Soraya Thronicke reúne mulheres por estado a parti desta segunda (19)

Publicado em: 19/07/2021 - 10:11

Encorajar mulheres que já são líderes em suas comunidades a participar da vida política é o principal objetivo dos Workshops on-line que acontecem nos estados brasileiros a partir do dia 19/07. Esses encontros, promovidos pelo projeto Brasil Certo, querem aumentar a participação política efetiva das mulheres no Brasil. Comandada pela senadora e presidente do PSL Mulher, Soraya Thronicke, a corrida eleitoral para ampliar o número de candidatas começou há cinco meses, quando o partido iniciou as ações do Brasil Certo. “Mais do que promover as mulheres, buscamos verificar nas comunidades aquelas com perfil de liderança, que já têm projetos locais e são consideradas líderes em seus bairros. Muitas delas mantiveram seus propósitos e não viram nos desafios empecilhos para reclamar. São dessas mulheres que o Brasil precisa”, aponta a senadora.

Durante as palestras e reuniões, o projeto identificou que algumas potenciais candidatas não se sentem confortáveis ou preparadas para disputar as eleições. Capacitações gratuitas, no formato on-line, e de curta duração são oferecidas pelo projeto. Na última quinta-feira, dia 15, as lideranças estaduais do PSL Mulher se reuniram presencialmente com a senadora.

Dia 19, segunda-feira, os workshops acontecem em Amazonas, Roraima e Amapá. O evento será on-line, sempre às 20 horas. Na terça-feira, é a vez de Acre, Rondônia e Pará, e, dia 21 a reunião é entre Maranhão, Piauí e Ceará.

Um dos indicadores de amadurecimento das democracias é o nível de participação das mulheres no Poder Legislativo. Conforme os especialistas, fazer política demanda tempo e dinheiro e se há igualdade no parlamento, isso se reflete em casa e no trabalho. Logo, quando há mais mulheres no Poder é reflexo do equilíbrio da vida pessoal e profissional. “A preocupação da participação política da mulher na corrida eleitoral não é apenas de preencher as cotas obrigatórias. Precisamos mudar a cara do país, renascer economicamente depois dessa pandemia”, frisou Soraya.

No Senado, o Brasil tem 81 representantes, do total 12 são mulheres (14,8%). Já entre os governadores, nos 27 estados brasileiros, apenas um tem na liderança uma mulher. Já entre os 5.570 municípios do país, 658 deles elegeram mulheres como prefeitas (11,8%), em 2020. A proporcionalidade da representatividade feminina ainda é pequena e iniciativas como o Brasil Certo estimulam a qualificação e a busca por essas lideranças.

Brasil Certo

O Brasil Certo quer incentivar a cidadania responsável, em busca de soluções definitivas para os problemas verificados em cidades de todo o País. O projeto foi idealizado pela senadora e presidente nacional do PSL Mulher, Soraya Thronicke. Além de casos de mulheres inspiradoras, o projeto vai ofertar mais de 50 cursos on-line. A proposta é orientar as mulheres sobre como participar da política de forma responsável, defender seus direitos, fiscalizar recursos públicos, mobilizar a comunidade e se comunicar de forma eficaz nas redes sociais. Para saber mais, acesse: www.brasilcerto.com.br.

Crédito das fotos: Buzz Midia

Fonte: Assessoria Soraya Thronicke



Desenvolvido por Argo Soluções