Campo Grande – Desde sua criação há mais de 35 anos, a Polícia Militar Ambiental percebeu que a melhor forma de minimizar os crimes e infrações ambientais seria por meio da Educação Ambiental. Percebeu ainda, que deveria realizar de forma que atraísse a atenção das pessoas, especialmente, as crianças e adolescentes nas escolas, e passou a trabalhar as atividades de Educação Ambiental em forma de oficinas temáticas, versando sobre diversos temas ambientais.
As principais oficinas são: Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos; Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc; Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc; Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos; Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso; Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.
Além disso, como desenvolve desde o ano de 1992 o Projeto socioambiental Florestinha com crianças carentes, percebeu que essas crianças poderiam desenvolver a Educação Ambiental para os seus pares e, nas cidades onde o Projeto existe, elas desenvolvem os trabalhos também de forma lúdica e têm atingido um público importante de crianças e adolescentes, para discutir todos os temas ambientais, para a conservação do equilíbrio ambiental para as presentes e futuras gerações.
Em Amambai, o projeto Florestinha da cidade tem desenvolvido um teatro envolvendo todos os temas ambientais (fauna, flora, recursos, hídricos, poluição, entre outros), para que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano. Ontem (4), na escola Municipal Infantil Olinda Lemes Camilo (CEINF), as crianças fizeram o teatro educacional para 80 alunos e professores, com integração das 36 crianças do projeto.
O Comando da PMA considera prioritário o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação criada no seio da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora. Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está-se fiscalizando o futuro, com a prevenção.
Tags: AMAMBAÍ
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