Nunca se jogou tanto no Brasil. O número de gamers segue crescendo no país e hoje já chega a mais de 150 milhões de brasileiros. É o que aponta a mais nova edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), que acompanha e analisa o segmento desde 2014. Este ano, 73,4% dos brasileiros afirmam jogar jogos digitais – um aumento de 7,1% em comparação a 2019.
Realizada pelo Sioux Group, por meio de suas unidades de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research, a pesquisa contou com a participação de 5.830 pessoas, em todos os 26 estados e no Distrito Federal, que foram ouvidas durante o mês de fevereiro. A PGB considera gamers todos aqueles que dizem ter o hábito de jogar games digitais, não importando qual seja a plataforma, o estilo de jogo, a duração das partidas ou a frequência durante a semana.
A PGB detalha as preferências e os hábitos de consumo do público brasileiro que gosta de games, traçando um perfil curioso dos gamers do país, além de derrubar alguns mitos sobre quem são os aficionados por esta forma de entretenimento.
Gamers casuais vs. hardcores
O estudo divide os jogadores brasileiros em dois grandes grupos: o casual, que representa 67,5% do total e inclui aquelas pessoas que não se consideram gamers, mas têm o hábito de jogar ao menos uma vez por semana, porém em menor tempo e frequência; e o hardcore, que se define como gamer e é mais engajado, abrangido os outros 33,5% e totalizando cerca de 50 milhões de pessoas.
Porém, de acordo com Guilherme Camargo, sócio-CEO do Sioux Group, mais importante do que a frequência ou quantidade de horas jogadas, ser um hardcore gamer está diretamente ligado à relevância que os jogos têm na vida dos jogadores.
Entre os títulos mais populares no Brasil estão os games de console Minecraft, seguido por Grand Theft Auto V e Fortnite. Já entre os jogos mobile figuram hits como Free Fire, Brawl Stars e Clash Royale. Mas não são só os jogos de aventura e luta que são populares por aqui. Esportes como o futebol e poker, entre outros, também fazem bastante sucesso no Brasil.
Por exemplo, atualmente, cerca de 7 milhões de brasileiros participam de jogos de poker com regularidade, sendo a maioria em torneios online, segundo informações da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH). Isso representa um aumento de 75% no comparativo com 2012, quando o número de jogadores do esporte da mente era estimado em 4 milhões.
Perfil dos gamers brasileiros
Ao contrário do que diz o senso comum, a maioria dos gamers brasileiros (60,1%) é composta por pessoas na faixa etária entre 25 e 54 anos, sendo que os adultos de 25 a 34 anos de idade são os que mais têm o hábito de jogar jogos eletrônicos no Brasil, representando 33,6% do total. Esses números vão ao encontro de tendências de mercado apontadas em estudos mundiais, que preveem um envelhecimento do público gamer.
Outro mito derrubado pela pesquisa é que o público gamer é composto predominantemente por homens. A PGB mostra que a maioria dos jogadores brasileiros é feminina desde 2016. Em 2020, as mulheres seguem na dianteira, representando 53,8% da comunidade, além de estarem cada vez mais ativas, principalmente nos jogos para celular. Elas são a maioria dos jogadores casuais (61,9%), enquanto eles lideram o grupo de gamers hardcore, totalizando 61,3% desse segmento.
Hábitos de consumo
Entre as características de consumo dos gamers brasileiros, a pesquisa identificou o hábito de jogar enquanto se realiza outras atividades ao mesmo tempo, como assistir à televisão (41,8%), ouvir músicas (40%) e navegar na web (38%). Além disso, 79,3% dos hardcore gamers afirmam consumir lanches entre as partidas, contra 66,4% dos jogadores casuais.
Em relação a frequência e tempo de jogo, estes costumam jogar até três vezes por semana em sessões de até 3 horas, enquanto aqueles passam aproximadamente 11 horas por semana jogando. As preferências desses dois grupos também diferem quando o assunto é cinema. Mais de três quartos dos gamers casuais gostam de assistir a filmes de comédia, ao passo que 74,1% dos hardcores preferem filmes de ação.
A preferência é por jogos de celular
Em um país que tem mais smartphones ativos do que habitantes – hoje já são 220 milhões de aparelhos em funcionamento no Brasil, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – não é surpresa que o celular seja a plataforma mais utilizada para jogar, com 86,7% de penetração. Os consoles aparecem em segundo lugar, com 43% de penetração, enquanto os PCs somam 40,7%.
Também não é de se espantar que esse tipo de dispositivo tenha caído no gosto dos jogadores. Confirmando a vocação dos smartphones para os jogos digitais, eles são a plataforma favorita para 52% dos gamers, um crescimento de 7% com relação a 2019.
Um dado curioso, porém, é que os dispositivos móveis aparecem pela primeira vez desde o início do levantamento como a plataforma preferida pelo público hardcore, com 34,4% do total. Contudo, a queda da preferência não necessariamente representa uma tendência de longo prazo. O estudo pontua que isso pode estar ocorrendo devido à espera pela nova geração de consoles.
A Sony e a Microsoft, principais líderes neste segmento, anunciaram o lançamento do Playstation 5 e do Xbox Series X, seus respectivos consoles, até o final do ano. Para se ter uma ideia, o Playstation 4 foi lançado em 2013, quase sete anos atrás, o que ajuda a explicar a expectativa do público. Além disso, o novo modelo promete ser até 100 vezes mais rápido que seu antecessor, segundo a Sony.
Tags: Brawl Stars, cassno, Clash Royale, Free Fire, gamers, games, JOGOS, Minecraft, online, poker, Sean Do, sony, tecnologia
Cobertura do Tereré NewsQuer ficar por dentro sobre as principais notícias de Mato Grosso do Sul, Brasil e do mundo? Siga o Tereré News nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Tereré News
Site de notícias em Campo Grande, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e ainda Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia, Naviraí, Nova Andradina e demais municípios de Mato Grosso do Sul. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Pantanal, Web Rádio, Saúde, Eleições 2022. Tereré News, Online desde 2017, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Tereré News Nas Redes Sociais
Desenvolvido por Argo Soluções
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |