O primeiro biênio da 11ª Legislatura (2019-2020) foi marcado pela interação entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e os cidadãos. É o que revela um ebook, lançado neste mês pela Gerência de Mídias Sociais da Casa de Leis, com os dados de alguns dos principais canais de comunicação do Parlamento. O documento inédito mostra a evolução das plataformas da ALEMS nos últimos dois anos e pode ser acessado gratuitamente neste link.
“Pensamos em documentar as ações realizadas pelos profissionais da gerência, bem como o alcance das informações junto à população, especialmente em um ano em que o digital foi ainda mais estratégico”, explicou a gerente de Mídias Sociais da ALEMS, Fabiana Silvestre da Silva.
Site registrou mais de 1,3 milhão de páginas visualizadas em 2 anos
Arte: Luciana Kawassaki
Foram compilados os dados do site oficial do Parlamento, além das contas da ALEMS no Facebook, Instagram, Twitter, Flickr e Whatsapp. A gerente destaca que a publicação do material é uma forma de prestar contas das ações e também demonstrar o nível crescente de interatividade entre o Parlamento e o cidadão.
“Graças ao apoio da Mesa Diretora, foi possível avançarmos nas estratégias que garantem mais interação. Sessões, reuniões, audiências públicas virtuais foram realizadas, assegurando o acesso às ações dos 24 deputados estaduais”, afirma.
O ebook traz estatísticas, análises, descrições de atividades e resultados obtidos no período. Entre os números divulgados está a quantidade de acessos ao site oficial do Legislativo, que em 2019 e 2020 registrou mais de 1,3 milhão de páginas visualizadas. A Agência de Notícias está entre as cinco páginas mais vistas. Nos dois últimos anos, mais de 3 mil matérias foram publicadas. As reportagens especiais tiveram destaque e estão entre as mais clicadas.
Jornalista Leonardo Rocha acompanha as transmissões da ALEMS
Foto: Arquivo Pessoal
As publicações da ALEMS também servem de material de apoio à imprensa. “Com muito conteúdo e cobertura ampla do que é feito na Assembleia, o site é imprescindível para quem cobre o Legislativo, ferramenta de apoio, consulta e informação para o trabalho jornalístico”, afirma o jornalista do site Campo Grande News Leonardo Rocha.
Os conteúdos também servem de fonte de consulta a outras instituições. O diretor de Comunicação e Marketing da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Robson Del Casale, explica que a equipe de jornalismo costuma utilizar constantemente o site da Assembleia Legislativa para fazer consultas sobre os projetos de lei de interesse do setor industrial do Estado.
“Além disso, também utilizamos o banco de imagens disponibilizado no portal da Casa de Leis para ilustrar matérias publicadas no site do Sistema Fiems. A facilidade como os dados são disponibilizados no Portal da ALEMS facilita muito o trabalho do jornalismo e a Casa de Leis está de parabéns pelo serviço prestado”, ressalta. Em 2019 e 2020, foram disponibilizadas mais de 31 mil imagens, distribuídas em 651 bancos de imagens.
O balanço da Gerência de Mídias Sociais também apresenta os principais recursos de acessibilidade do site, o perfil do usuário e dados demográficos dos usuários das mídias. O ebook possui hiperlinks para o leitor acessar os conteúdos apresentados no documento. “Como 1º secretário da Casa de Leis, fico muito feliz em ver que na Assembleia Legislativa, em especial o setor de comunicação, tem buscado inovar e produzir materiais educativos e gratuitos de grande relevância para nossa sociedade”, destaca o 1º secretário do Parlamento, deputado Zé Teixeira (DEM).
ALEMS mais interativa
Os dados divulgados mostram um crescimento na adesão a plataformas que favorecem a interação entre a ALEMS e a população. Com a chegada da pandemia e as restrições de eventos presenciais, os canais digitais apresentaram evolução significativa. Entre 2019 e 2020, a fanpage da Casa de Leis no Facebook registrou um aumento de 171% de seguidores, no Instagram o crescimento foi de 41% e no Twitter 49%.
Casa de Leis ampliou transmissões ao vivo durante a pandemia
Foto: Wagner Guimarães
Um dos destaques do período foram as transmissões ao vivo. Na primeira audiência pública 100% virtual da ALEMS, realizada em julho, deputados e especialistas debateram sobre Covid-19. Cerca de 12 mil pessoas foram alcançadas, em tempo real, na live de aproximadamente 2 horas. Os usuários puderam interagir com os participantes da audiência, por meio de perguntas. No total, a transmissão gerou 2.844 interações.
No Instagram da ALEMS, foram publicados 1.490 posts que renderam mais de 40 mil interações. Além disso, foram produzidos 5.809 stories, com o total de mais de 1 milhão de interações, uma média de 175 interações por story.
A interação também se deu por meio de enquetes. Em 2020, com a preocupação da disseminação de notícias falsas, uma campanha foi desenvolvida com o intuito de ajudar a combater esse tipo de informação sobre a pandemia do coronavírus. O público respondia se o dado apresentado era fato ou era fake.
Facebook da ALEMS recebeu interações de internauta na Espanha
A gerente de Mídias Sociais da ALEMS detalha que foram desenvolvidas estratégias de divulgação conforme cada canal e destaca a continuidade das ações. “Os cidadãos puderam assistir e, mais ainda, interagir constantemente com os parlamentares e a Casa de Leis, o que continuará sendo nossa prioridade”, pontua.
Por: Evellyn Abelha
Fonte: ALEMS
Tags: MS, tecnologia
Cobertura do Tereré NewsQuer ficar por dentro sobre as principais notícias de Mato Grosso do Sul, Brasil e do mundo? Siga o Tereré News nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Comunicado da Redação – Tereré News
Site de notícias em Campo Grande, aqui você encontra as últimas notícias da Capital e ainda Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia, Naviraí, Nova Andradina e demais municípios de Mato Grosso do Sul. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Pantanal, Web Rádio, Saúde, Eleições 2022. Tereré News, Online desde 2017, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.
Siga o Tereré News Nas Redes Sociais
Desenvolvido por Argo Soluções
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |