Mapa prorroga até dezembro autorização para LabSenai Alimentos atender frigoríficos

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) prorrogou até dezembro deste ano a autorização para que o LabSenai Alimentos e Bebidas, que integra o complexo do IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Inovação em Alimentos e Bebidas), em Dourados (MS), faça atendimentos às indústrias frigoríficas de Mato Grosso do Sul em Regime de Inspeção Federal.

A autorização de realizar esses atendimentos aos frigoríficos do Estado tinha sido concedida por 60 dias e, agora, foram estendidas até o fim deste ano. A medida foi uma alternativa adotada diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), sendo que o LabSenai Alimentos e Bebidas se tornou o único laboratório no Estado apto para a prestação de serviços metrológicos para as matrizes de alimentos, bebidas e sementes.

Segundo a coordenadora do IST Alimentos e Bebidas, Maria Carolina Silva Pêgo, os laboratórios de outros Estados que prestavam serviço de coleta acabaram interrompendo esse tipo de serviço devido ao risco de contaminação. “O LabSenai Alimentos e Bebidas tem em seu escopo de análises microbiológicas e físico químicas os ensaios preconizados na Instrução Normativa nº 20, de 1.999, para a matriz de carnes e derivados, realizando os ensaios referentes ao controle de qualidade de matérias primas suínas congeladas e industrializados”, detalhou.

Maria Pêgo completa que o LabSenai Alimentos e Bebidas tem atualmente uma estrutura de alta tecnologia e profissionais capacitados para atendimento, tanto em amostras de controle de qualidade e fiscais a nível estadual, quanto nacional. Além dos equipamentos para analises físico-químicas e Microbiológicas, o LabSenai possui equipamentos de ponta com uma precisão de 10-9, conhecidos como Cromatógrafos, tanto o liquido quanto o gasoso.

Ela explica que esses equipamentos geram uma confiança maior para o laboratório, para os laboratoristas e para os clientes. “A oportunidade de atender frigoríficos em Regime de Inspeção Federal só reforça que a estrutura e capacidade do Senai de se posicionar no mercado como referência neste tipo de prestação de serviço. Inclusive, temos como principal meta a retirada do credenciamento junto ao Mapa em 2021”, destacou.

Atualmente, o LabSenai possui as credenciamentos e certificações da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, ABNT NBR ISSO 19011/2018, acreditação Inmetro/CGRCRE, Mapa-LabSementes, Imasul, Codavele, Iagro e prefeituras de Maracaju e Paranhos. “Isso representa um posicionamento mais competitivo frente ao mercado e concorrentes diretos, além de proporcionar à sociedade a garantia dos parâmetros de qualidade e segurança dos alimentos”, finalizou a coordenadora do IST Alimentos e Bebidas.

Fonte: FIEMS

Redes Sociais
Nos siga no Google Notícias   Autor e Fonte: Jornal Eletrônico em Mato Grosso do Sul - Tereré News
Por Chico Oliveira/Tereré News   Empresa Jornalística    ouça este conteúdo   Edição Impresa.