Campo Grande / MS - terça-feira, 15 de junho de 2021
(67) 99890-6610

Rhaiza Matos faz visita à unidade industrial da Copasul de Naviraí

Publicado em: 10/06/2021 - 2:34

Prefeita e Gerente Executivo da Prefeitura Fernando Ortega conhecem história da cooperativa, indústria de fiação e projeto de ampliação

 

A prefeita Rhaiza Matos e o gerente Fernando Ortega (Geral Executivo) visitaram, na manhã desta quarta-feira (09-06), a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Matogrossense), unidade industrial de Naviraí. Os representantes do Município foram recepcionados pelos diretores  Gervásio Kamitani (Presidente do Conselho de Administração) e Adroaldo Taguti (Presidente Executivo).

 

No início da visita de cortesia, Rhaiza Matos e Fernando Ortega conheceram publicações históricas sobre a fundação da Copasul, e foram convidados a assistir um vídeo institucional mostrando toda a trajetória da cooperativa, desde a saga dos colonos fundadores, a expansão com a implantação da primeira indústria de descaroçamento de algodão e, por último, a instalação da indústria de fiação.

 

A história da Copasul aponta que hoje são 1.600 cooperados, sendo este o resultado da visão futurista, empreendedora e de muito trabalho iniciado em 1.978 por 27 cotonicultores, liderados pelos patriarcas das famílias Kamitani e Suekane. Atualmente, as 18 unidades espalhadas em dez municípios de MS possuem 700 funcionários.

 

“Os associados da Copasul têm acesso à assistência técnica, fornecimento de insumos, comercialização de grãos, fecularia e fiação de algodão. Também fornecemos óleo diesel, energia fotovoltaica e equipamentos de irrigação de precisão”, comentou Gervásio Kamitani.

 

Após a visita à sede administrativa Rhaiza e Fernando visitaram a fábrica de fiação. “A indústria de fiação completou 25 anos no mês passado. Está consolidada no mercado de fios de algodão e fornece fios para as principais malharias e tecelagens de São Paulo e do Sul do Brasil”, informou o gestor de fiação João Câncio Neto, ao mostrar o processo de produção de fios, desde o recebimento do algodão até o produto final em carretéis e embalagens.

 

Por último, a visita foi às  obras de construção da Fiação II, anexa a fábrica já existente e que terá capacidade para produzir 600 toneladas de fios por mês, que somadas à capacidade atual de 1.400 toneladas, chegará a 2 mil toneladas/mês.

 

“Reconhecemos o legado deixado pelos idealizadores deste projeto, dentre eles, o saudoso Sakae Kamitani e parabenizamos a nova geração da família Copasul que comemora o jubileu de prata anunciando investimentos”, afirmou Rhaiza Matos “O Município está à disposição e podemos colaborar oferecendo os incentivos previstos em lei”, finalizou a prefeita de Naviraí.

 

Fonte: Prefeitura de Naviraí



Desenvolvido por Argo Soluções